Nasdaq

A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma Bolsa de Valores localizada em Nova York, nos Estados Unidos. Pelo seu volume de negociações, é considerada uma das maiores do mundo. Mais de 3 000 companhias estão listadas na Nasdaq, entre elas Facebook, Apple, Microsoft e Amazon. E é aí onde está o diferencial da Nasdaq: os papeis que ela negocia são de empresas que têm a tecnologia como foco de seus negócios.

Um exemplo para você entender a Nasdaq 

Em dezembro de 2020, o Airbnb, site de reserva de acomodações, fez sua estreia na Nasdaq. A empresa fez o IPO e passou a comercializar ações na Bolsa americana. Com isso, os investidores puderam se tornar sócios da companhia. Em seguida, essa foi a maior oferta pública inicial de ações do ano nos Estados Unidos. Além disso, empresas como DoorDash e Snowflake também abriram capital na Nasdaq.

Como tudo começou? 

Órgãos reguladores do mercado criaram a Nasdaq em 1971.O objetivo era trazer um ambiente mais transparente, moderno e seguro de regulamentação, principalmente para empresas de tecnologia e setores menos tradicionais.  

Criou-se um sistema de negociação totalmente eletrônico – diferentemente da NYSE, principal concorrente da Nasdaq. Realizou-se o primeiro pregão da Nasdaq em 8 de fevereiro de 1971. Neste dia, negociaram-se mais de 2.500 ações.

A Nasdaq ainda teve um grande destaque entre os anos 1997 e 2000, quando aconteceu a bolha da internet. Foi nessa época em que novas empresas de tecnologia registraram uma forte alta de ações com o superaquecimento do mercado financeiro americano. Entre 2000 e 2002, investidores se deram conta de que as especulações cresciam sem grandes fundamentos, o que provocou um enorme volume de vendas. Foi então que o principal índice da Nasdaq caiu mais de 75%. Mais tarde, em 2008, a Nasdaq sofreu novamente um período de quedas com a crise do subprime.  

Atualmente, a Bolsa abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Google, Netflix, Amazon e Starbucks. Ela funciona como um “termômetro” no mercado financeiro, com bilhões de dólares sendo negociados diariamente.  

Cinco curiosidades sobre a Nasdaq 

  1. Por ter nascido em um ambiente digital, a Nasdaq nunca adotou o tradicional pregão viva voz, onde negociavam ativos em um grande galpão. Tudo acontece online, em um sistema eletrônico de alta segurança. 
  1. Além disso, o funcionamento da Nasdaq é diferente do de Bolsas como a B3 e NYSE. Nela, as negociações acontecem pelo modelo “dealer’s market”, onde os investidores não negociam entre si. Contudo, um negociador faz as compras e vendas dos ativos.  
  1. Cerca de 1,8 bilhão de negociações acontecem diariamente na Nasdaq. Na sua principal concorrente, a NYSE, são cerca de 1,46 bilhão de negociações. Isso acontece, principalmente, pela presença das maiores empresas do mundo, como Google e Microsoft, que têm suas ações muito negociadas. 
  1. A sede da Nasdaq fica na Time Square, em Nova York. A bolsa de valores é tão conhecida que se tornou uma atração turística entre os visitantes. O famoso telão em frente ao prédio destaca as empresas listadas e outras informações relevantes. 
  1. Em 2016, a Nasdaq anunciou a chegada da primeira mulher a liderar uma bolsa de valores nos Estados Unidos: a empresária Adena Friedman. 

Você também pode gostar
POR
Redação IF 06 nov. 2024, 11:07
Eleições nos EUA: guia para se preparar para a volta de Donald Trump à Casa Branca

Retorno após vitória expressiva nas eleições nos EUA traz implicações para a macroeconomia, política e também para o Brasil; entenda.

POR
Daniel Fernandes 06 nov. 2024, 10:03
Vitória de Trump traz para o Brasil pressão no dólar, na inflação e uma palavra de ordem: instabilidade

Eleição de republicano apresenta mudança não apenas nas relações comerciais entre Brasil e EUA, mas uma nova dinâmica para os mercados

POR
Redação IF 06 nov. 2024, 07:38
Trump volta à Casa Branca com inflação sendo decisiva para voto dos americanos

Donald Trump melhorou seu desempenho em relação a 2020, ele virou a Geórgia e a Pensilvânia e vence a corrida presidencial nos Estados Unidos

POR
Daniel Fernandes 05 nov. 2024, 11:02
Oasis de volta ao Brasil em 2025: de novo vai chover em São Paulo como em Manchester

Irmãos ingleses voltam ao Brasil em 2025 para shows; Liam e Noel construíram carreiras individuais distintas

POR
Redação IF 03 nov. 2024, 13:38
Eleição nos Estados Unidos: Kamala e Trump empatam em todos os estados decisivos

Eleição nos Estados Unidos segue indefinida porque nos estados sem inclinação democrata ou republicana a diferença é pequena

POR
Renato Eid 02 nov. 2024, 07:30
Entenda o novo momento do investimento responsável

Evento no Canadá teve três dias intensos de conteúdo e discussões relevantes, focando na jornada e nas direções futuras da agenda ESG

Clique e veja mais