- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Ações da Nvidia sobem após anúncio de próxima geração de chips de IA
Ações da Nvidia sobem após anúncio de próxima geração de chips de IA
As ações da Nvidia subiam 3% na segunda-feira depois que o diretor-presidente Jensen Huang anunciou sua próxima geração de chips de inteligência artificial (IA). A empresa pretende manter a liderança em processadores de IA contra rivais que estão acelerando o desenvolvimento de seus chips.
A Nvidia espera lançar o chip Blackwell Ultra em 2025, e a plataforma de chips Rubin de próxima geração em 2026, apresentando novas unidades de processamento gráfico e uma nova unidade de processamento central chamada Vera, disse Huang em um discurso no domingo antes da feira de negócios Computex em Taiwan.
A Nvidia já havia sinalizado seu plano de lançar uma nova geração de chips de IA todos os anos, mas a gama de produtos da empresa está aumentando. A companhia está entrando no mercado de CPU tradicionalmente dominado pela Intel e Advanced Micro Devices (AMD), argumentando que uma combinação de suas GPUs e CPUs levará a economias significativas de custos e energia.
“Nossa filosofia básica é muito simples: construir toda a escala do data center, desagregar e vender peças para você no ritmo de um ano e levar tudo aos limites tecnológicos”, disse Huang.
Desdobramento de ações da Nvidia
As ações da Nvidia subiram 3,0%, para US$ 1.128,85 nas negociações de pré-mercado na Nasdaq. As ações fecharam em queda de 0,8% na sexta-feira. A empresa concluirá seu desdobramento planejado de ações de 1 por 10 na sexta-feira desta semana.
O ritmo de desenvolvimento da Nvidia está forçando seus rivais a reagir. A diretora-presidente da AMD, Lisa Su, apresentou o acelerador MI325X em seu próprio discurso na conferência, que estará disponível no quarto trimestre de 2024.
A AMD disse que lançaria a série MI350 em 2025, que espera ter um desempenho até 35 vezes melhor em inferência – o processo de geração de respostas ou resultados a partir de modelos de IA – em comparação com a atual série MI300. Isso será seguido pela série MI400 em 2026.
“Com nossa cadência anual atualizada de produtos, somos implacáveis em nosso ritmo de inovação, fornecendo os recursos de liderança e o desempenho que a indústria de IA e nossos clientes esperam”, disse Brad McCredie, vice-presidente corporativo de computação acelerada de data center da AMD, em um comunicado.
As ações da AMD subiam 1,4% nas negociações de pré-mercado na Nasdaq. A AMD pode se beneficiar mesmo se continuar a ser uma empresa muito menor do que a Nvidia em chips de IA.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir