- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Desistência de Biden pode abalar a economia de tecnologia de chips da Ásia?
Desistência de Biden pode abalar a economia de tecnologia de chips da Ásia?
As principais ações de tecnologia de Taiwan caíram na segunda-feira (22) após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar sua retirada da corrida presidencial. Esse é o mais recente desenvolvimento político a abalar a economia de tecnologia de chips da Ásia.
O índice Taiex, que estava com alta de quase 28% este ano até 19 de julho, caiu quase 700 pontos, ou 3,04%, em determinado momento.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., o maior fabricante de chips por contrato do mundo, caiu mais de 3% em Taipei em certo momento. Enquanto a MediaTek, o principal desenvolvedor de chips móveis por remessa, viu suas ações caírem mais de 5% na manhã de segunda-feira.
As ações da United Microelectronics Corp., o segundo maior fabricante de chips por contrato de Taiwan, caíram mais de 3%. Já as ações da ASE Technology Holding, o maior fornecedor de embalagem e teste de chips do mundo, desabaram mais de 4%.
O preço das ações da Foxconn, um importante fabricante de servidores de IA da Nvidia, despencou quase 6%, ficando abaixo de NT$ 200 na manhã de segunda-feira. A montadora do iPhone, sob a gestão do ex-presidente Terry Gou, disse em 2018 que investiria US$ 10 bilhões no estado americano de Wisconsin para construir uma instalação de fabricação de displays de ponta.
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chamou-o de “oitava maravilha do mundo”, mas, no final, o plano de investimento foi fortemente reduzido, e a planta de displays não se concretizou. O presidente Joe Biden criticou recentemente a Foxconn por não cumprir sua promessa de investimento.
As quedas foram mais suaves em outras partes da Ásia. Os mercados em Xangai, Shenzhen e Japão caíram menos de 1% durante o comércio matinal, enquanto a Coreia do Sul caiu 1,41%. As ações de tecnologia em Taiwan – e na Ásia mais amplamente – também caíram no final da semana passada após declarações de Trump, o candidato presidencial republicano.
Trump disse em uma entrevista à Bloomberg que Taiwan deveria pagar para estar sob o guarda-chuva de defesa dos EUA e que a ilha “pegou cerca de 100% do nosso negócio de chips.” A TSMC afirmou na quinta-feira da semana passada que seus planos de investimento no Arizona permanecem inalterados e que não considera joint ventures nos EUA para mitigar riscos geopolíticos.
A declaração foi feita em resposta a perguntas de analistas sobre os comentários de Trump sobre a indústria de chips de Taiwan. Jeff Pu, diretor de pesquisa tecnológica da Haitong Securities, disse ao Nikkei Asia que as ações de tecnologia e relacionadas a chips estão despencando esta semana principalmente devido à retirada de Biden da corrida e à preocupação dos investidores de que as incertezas geopolíticas possam se intensificar.
“Mas outra razão fundamental é que muitas ações de hardware tecnológico subiram muito rápido e muito acentuadamente,” disse Pu. “Muitas das avaliações já estão altas. A razão pela qual as ações de tecnologia de Taiwan caíram mais do que o mercado regional é porque os comentários de Trump sobre Taiwan pagar por sua própria defesa terão um impacto na ponderação dos investidores globais no mercado de ações de Taiwan.
Além disso, o novo dólar de Taiwan caiu muito em um curto período de tempo. Isso também é um sinal de que investidores estrangeiros estão ajustando algumas de suas ações para ter um leve equilíbrio.”
No entanto, Pu acrescentou que via isso apenas como uma correção de curto prazo e que a perspectiva para a indústria de tecnologia permanecia inalterada. Jonah Cheng, diretor de investimentos da empresa de private equity J&J Investment, disse que o mercado de Taiwan ganhou muito desde o início do ano e é muito suscetível a qualquer notícia de mercado negativa. “Os riscos no mercado de ações [de Taiwan] têm sido altos recentemente, especialmente para ações de alta avaliação,” disse Cheng ao “Nikkei Asia”.
“Qualquer pequeno sinal pode desencadear pressão de venda. A notícia da retirada de Biden é o mais recente gatilho, e ninguém pode prever quanto tempo essa pressão de venda vai durar.” Investidores institucionais estrangeiros e companhias de seguros venderam ações de Taiwan no início de julho, um provável sinal de realização de lucros, de acordo com Cheng, um analista de semicondutores que acompanha os mercados de ações de Taiwan e dos EUA há décadas.
“Isso significa que o restante dos investidores que continuaram comprando as ações recentemente são investidores de curto prazo e individuais,” afirmou o analista, “tornando o mercado mais volátil em relação às notícias.”
Com informações do Valor Pro
Leia a seguir