Ações em alta: Assaí (ASAI3) sobe com possível oferta do Grupo Mateus (GMAT3); AZUL4 tomba 18%

Assaí (ASAI3) lidera bloco de ações em alta no Ibovespa após rumores de aquisição pelo Grupo Mateus; empresas negam intenção de compra

Loja do grupo de atacarejo Assaí (ASAI3). Foto: Divulgação
Loja do grupo de atacarejo Assaí (ASAI3). Foto: Divulgação

As ações da rede atacadista Assaí (ASAI3) subiram 2% nesta segunda-feira no Ibovespa e lideraram o bloco de ativos em alta no índice, após rumores de uma possível oferta de aquisição pelo rival nordestino Grupo Matheus (GMAT3). Prestes a abandonar o atual ticker, a 3R Petroleum (RRRP3) também fechou no azul, com uma ligeira valorização do preço do barril de petróleo no exterior.

Por outro lado, as ações da Azul (AZUL4) continuam a desabar no mercado. O papel da companhia aérea no Ibovespa registrou queda de 18% nesta segunda-feira, marcado por mais um dia de fluxo de venda. A ação já perdeu mais de 50% de valor de mercado desde a quinta-feira.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Confira os destaques de ações em alta e em baixa nesta segunda-feira.

Ações em alta: ASAI3, RRRP3 e mais

O boato de uma possível oferta do Grupo Mateus pela rede rival Assaí atraiu a atenção dos investidores nesta segunda. O movimento, contudo, foi negado pela rede de atacados do Nordeste do país, enquanto o Assaí alegou que não recebeu nenhuma proposta de aquisição.

Últimas em Ações

“Tendo em vista notícias e rumores veiculados nesta data a respeito de uma possível realização, pela companhia [de uma aquisição do Assaí], vem esclarecer aos seus acionistas  e ao mercado em geral que não há qualquer negociação ou tratativa para essa finalidade”, diz o comunicado emitido pelo Grupo Matheus.

Mesmo assim, o mercado financeiro valorizou o papel do Assaí no pregão porque enxerga a aquisição como benéfica para a varejista. O papel foi destaque entre ações em alta no dia.

Na visão de Hemelin Mendonça, sócia da AVG Capital, o negócio pode ajudar o Assaí a diminuir a dívida que atinge 3,65x EV/Ebitda. Uma aquisição também poderia expandir a presença da rede no Nordeste e Norte, regiões de forte atuação do Grupo Mateus.

Assim como o Assaí, outro destaque do dia no mercado foi a 3R Petroleum (RRRP3). A alta ligeira no barril de petróleo no exterior de 0,45% nesta segunda ajudou o papel a manter um saldo positivo em um dia de “forte dia de realizações do investidor” após o recorde do Ibovespa, de acordo com analistas.

Após reunião do conselho de administração do IRB, o diretor vice-presidente de Tecnologia Rodrigo de Souza Lobo Botti deixou o cargo. Assim, o papel (IRBR3) assumiu a terceira colocação no ranking de ações em alta no dia.

Top 10 ações em alta do Ibovespa

  1. Assaí ON (ASAI3): +2,29%
  2. 3R Petroleum ON (RRRP3): +1,97%
  3. IRB Brasil ON (IRBR3): +1,94%
  4. Eneva ON (ENEV3): +1,68%
  5. Petz ON (PETZ3): +1,23%
  6. Copel PNB (CPFE6): +1,15%
  7. Locaweb S.A ON (LWSA3): +1,10%
  8. Banco do Brasil ON (BBAS3): +1,07%
  9. CCR ON (CCRO3): +0,98%
  10. Hapvida ON (HAPV3): +0,94%

AZUL4 aprofunda queda; veja mais ações em baixa

A Azul (AZUL4) liderou perdas no Ibovespa e se colocou na ponta oposta das principais ações em alta no dia.

Na última quinta-feira, quando o papel caiu 23%, uma reportagem da agência de notícias Bloomberg indicou que a Azul estaria prestes a protocolar um pedido de proteção contra credores.

O mercado, desde então, vê o papel com desconfiança. A agência de ratings Stanley&Poors (S&P) rebaixou a nota da Azul de B- para CCC+. A S&P alegou que a companhia entregou resultados mais fracos que o esperado no primeiro semestre deste ano ao justificar a decisão.

Assim, decepção nos números levou a uma “expansão do déficit no fluxo de caixa operacional e enfraquece a liquidez” da Azul, argumentaram analistas da S&P.

Os frigoríficos sofreram uma baixa conjunta. No mesmo bloco, portanto, BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva Foods (BEEF3) recuaram no Ibovespa, também na ponta oposta das ações em alta.

“Houve queda bem forte. Mas nenhum outro setor teve esse mesmo destaque negativo”, afirma Pedro Moreira, sócio da One Investimentos.

Top 10 baixas no Ibovespa

  1. Azul PN (AZUL4): -18,18%
  2. BRF S.A ON (BRFS3): -6,02%
  3. Marfrig ON (MRFG3): -4,26%
  4. Minerva ON (BEEF3): -3,34%
  5. WEG ON (WEGE3): -3,32%
  6. Natura ON (NTCO3): -3,25%
  7. Ultrapar ON (UGPA3) -3,17%
  8. EZTEC ON (EZTC3): -2,70%
  9. Embraer ON (EMBR3): -2,61%
  10. CPFL ON (CPFE3): -2,55%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS