Ações em alta: Pão de Açúcar (PCAR3) sobe 11% com AGO e emissão de ações no radar

Alta faz papel da rede de supermercados liderar ações em alta; Carrefour Brasil (CRFB3) e Hapvida (HAPV3) também são destaques

Unidade do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). Foto: Divulgação
Unidade do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). Foto: Divulgação

As ações do Pão de Açúcar (PCAR3) terminaram a semana em alta, liderando as valorizações do Ibovespa nesta sexta-feira (12). Em dia de alta na bolsa, o mercado repercutiu a deflação dos preços a produtores nos Estados Unidos, a rede de supermercados subiu 11,17%. Por trás da alta está o potencial aumento de capital a ser decidido na próxima Assembleia Geral Ordinária da companhia (AGO), marcada para 29 de abril.

Por outro lado, na parte de baixo do Ibovespa, a MRV (MRVE3) terminou aprofundando perdas da semana. O papel despencou 6,79% nesta sexta, enquanto a queda acumulada no mês é superior a 30%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Pão de Açúcar (PCAR3), Hapvida (HAPV3) e mais ações em alta

O dia foi de ânimo no Ibovespa, que registrou uma alta generalizada dos papéis que compõem o índice. A valorização de ações cobriu desde exportadoras de commodities até papéis sensíveis aos juros.

O bom-humor do Ibovespa veio logo depois da divulgação de uma deflação ao produtor nos Estados Unidos.

Últimas em Ações

Além disso, no cenário internacional, o preço do barril de petróleo Brent teve alta. O contrato futuro da unidade para março se valorizou em 1,2%.

A alta das ações de Pão de Açúcar (PCAR3) nesta sexta se deve, principalmente, pela perspectiva de aumento de capital da companhia. É o que destaca a Ativa Research em nota. A companhia deve bater o martelo na próxima AGO, marcada para 29 de abril.

A rede de supermercados estuda realizar uma potencial oferta de ações estimada em R$ 1 bilhão, conforme um fato relevante divulgado pelo Grupo Pão de Açúcar na quarta-feira. A empresa contratou a BR Partners como assessor financeiro.

Ainda na parte de cima do ranking de ações em alta, o papel de Carrefour Brasil (CRFB3) subiu 4,97%. Foi a segunda maior valorização do dia, movida pela recomendação de compra do ativo pelo Itaú BBA.

Logo em seguida, as ações da Hapvida (HAPV3) terminaram o dia com avanço de 4,62%.

Confira as 10 principais ações em alta do Ibovespa hoje (12/01)

  1. Pão de Açúcar ON (PCAR3): +11,17%
  2. Carrefour Brasil ON (CRFB3): +4,97%
  3. Hapvida ON (HAPV3): +4,62%
  4. Magazine Luiza ON (MGLU3): +3,67%
  5. PetroReconcavo (RECV3): +3,45%
  6. Lojas Renner ON (LREN3): +3,10%
  7. BRF S.A (BRFS3): +2,96%
  8. CVC Brasil ON (CVCB3): +2,80%
  9. Assaí ON (ASAI3): +2,74%
  10. Vibra ON (VBBR3): +2,71%

MRV (MRVE3) aprofunda queda e recua 30% no mês

Na lanterna do Ibovespa, por outro lado, a MRV (MRVE3) aprofundou perdas na semana e dispara como pior ação do índice no mês.

Na quinta-feira (11), rumores de um vazamento de revisão de ‘guidance’ (projeções) no lucro líquido projetado para 2024 prejudicaram o papel. Bancos, principalmente estrangeiros, liquidaram posições no ativo.

Assim, BTG Pactual e os gringos UBSMorgan Stanley, J.P. Morgan e Citigroup venderam R$ 86,9 milhões em papéis da MRV na quinta-feira.

Analistas consultados pela Inteligência Financeira veem exagero no tombo das ações da companhia. Especialmente porque, para as fontes, a prévia operacional divulgada também na quinta-feira “é positiva”.

Além da construtora, o setor aéreo teve queda no Ibovespa hoje. As ações PN de Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) cederam 4,28% e 1,76%, respectivamente.

As aéreas sofrem com o aumento no preço do petróleo, que encarece o combustível usado pelas aeronaves. Este é o principal motivo para a baixa de Gol PN e Azul PN na bolsa, diz Daniely Holanda, sócia da Matriz Capital.

Veja as 10 principais ações em queda no Ibovespa hoje (12/01)

  1. MRV ON (MRVE3): -6,79%
  2. Gol PN (GOLL4): -4,28%
  3. Grupo Soma (SOMA3): -1,88%
  4. Azul PN (AZUL4): -1,76%
  5. CPFL Energia ON (CPFE3): -1,63%
  6. Engie Brasil ON (EGIE3): -1,37%
  7. Vale ON (VALE3): -1,27%
  8. Cielo ON (CIEL3): -1,25%
  9. Suzano ON (SUZB3): -1,07%
  10. Embraer ON (EMBR3): -0,91%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS