Em alta, ações do Grupo Soma (SOMA3) marcam dia de queda de curva de juros

Empresas citadas na reportagem:
As negociações na bolsa de valores desta terça-feira (12) envolveram um elemento poderoso para colocar as ações do varejo em alta no Ibovespa: a queda dos juros futuros.
Com uma queda na taxa DI para contratos futuros, especialmente os com vencimento em 2025, o setor de consumo surfou a boa maré no índice: as ações do Grupo Soma (SOMA3) lideraram ganhos, subindo 4,02% em um dia de queda da bolsa.
Além do varejo, as ações de construtoras se beneficiaram da queda de juros futuros, apontam analistas. Entre as empresas listadas do setor, a MRV (MRVE3) se valorizou 2,78% no Ibovespa. As ações da Cyrela (CYRE3) também subiram, com avanço de 1,04%. Confira, a seguir, as ações em alta e em baixa no pregão.
Ações em alta: Magalu (MGLU3), Carrefour (CFBR3), Assai (ASAI3)
Além do Grupo Soma (SOMA3), as ações do Magazine Luiza (MGLU3) figuraram entre as principais altas do Ibovespa nesta terça-feira (12). O papel subiu 2,24% na bolsa de valores, também impulsionado pela queda na curva de juros futuros.
No setor de consumo alimentício e supermercados, o ativo ordinário do Carrefour Brasil (CFBR3) subiu 2,16%, assim como as ações do Assaí (ASAI3), que tiveram alta de 1,34%. Por outro lado, o Ibovespa registrou queda.
Conforme a explicação de Dierson Richetti, sócio da GT Capital, os dados de IPCA divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a inflação no Brasil está “controlada”. O índice de preços subiu 0,28% em novembro, levemente abaixo da expectativa do mercado, de 0,29%.
“Entre as altas da bolsa, as empresas de varejo como por exemplo Grupo Soma, Magazine Luiza e Assaí se beneficiam de um cenário de inflação menor, o que leva a um aumento de consumo”, diz Richetti. De acordo com o especialista, o setor mostrou recuperação em vendas, que “retomaram a alta” graças à Black Friday e ao Natal que se aproxima.
Além disso, a provável queda de juros “é um incentivo para pessoas buscarem crédito”. Esse aumento de procura por financiamento foi o que levou à alta de ações de construtoras.
Confira as dez principais ações em alta no Ibovespa hoje
- Grupo Soma ON (SOMA3): +4,02%
- MRV ON (MRVE3): +2,78%
- CVC ON (CVCB3): +2,77%
- Locaweb ON (LWSA3): +2,39%
- Magazine Luiza ON (MGLU3): +2,24%
- Carrefour ON (CFBR3): +2,16%
- Eztec ON (EZTC3): +1,93%
- Rede D’Or ON (RDOR3): +1,83%
- Petz ON (PETZ3): +1,70%
- Assaí ON (ASAI3): +1,34%
Totvs (TOTS3) e Banco do Brasil (BBAS3) tem queda
Entre as principais quedas do dia, ações de petroleiras fizeram companhia ao papel de Banco do Brasil. A instituição financeira teve recuo de 3,05% na ação ordinária (BBAS3).
Entre os destaques de petroleiras com maiores baixas da bolsa, a ação ordinária da Petrobras (PETR3) caiu 1,53%. O papel PN (PETR4), por sua vez, cedeu 0,81%. No grupo de petroleiras privadas, a maior queda ficou com a 3R Petroleum, cujo papel se desvalorizou 2,92%.
As ações da Petrobras e 3R Petroleum seguiram a tendência do petróleo do cenário internacional. De acordo com Alexsandro Nishimura, sócio e economista da Nomos Capital, a commodity baixou o preço nesta terça devido à ampliação de barris no mundo. Além disso, o mercado dos Estados Unidos aponta para uma alta na produção de óleo.
Assim como as petroleiras, a Vibra Energia (VBBR3) teve um dia ruim na bolsa de valores. Isso porque o papel caiu 2,54% no Ibovespa, em um movimento que está ligado à perspectiva negativa de safras de cana-de-açúcar, aponta Richetti.
Confira as principais ações em baixa no Ibovespa hoje
- Totvs ON (TOTS3): -3,53%
- Banco do Brasil ON (BBAS3): -3,05%
- 3R Petroleum (RRRP3): -2,92%
- Vibra ON (VBBR3): -2,54%
- PetroReconcavo (RECV3): -2,25%
- Prio (PRIO3): -1,97%
- Hapvida (HAPV3): -1,89%
- Ultrapar (UGPA3): -1,85%
- Gol PN (GOLL4): -1,79%
- Petrobras ON (PETR3): -1,53%
Leia a seguir