Ações em alta: Braskem (BRKM5) dispara 15% e varejistas têm alta generalizada
Ibovespa sobe 1,25%: Braskem (BRKM5) e varejistas se destacam entre ações em alta; petroleiras perdem alta do índice

Os papéis preferenciais da Braskem (BRKM5) lideraram com folga o bloco de ações em alta no Ibovespa nesta quarta-feira (20).
No dia, marcado por uma alta generalizada do principal índice da bolsa de valores, as ações da petroquímica Braskem dispararam mais de 15%. Assim, continuando o bom desempenho após divulgar resultados trimestrais.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
As varejistas, mais sensíveis aos juros, por exemplo, tiveram fortes ganhos, lideradas pelo Grupo Soma (SOMA3). Por outro lado, apenas seis ações caíram no Ibovespa.
O pior desempenho do dia ficou com a ação da Prio (PRIO3), com recuo de 3,78%, acompanhando a queda do preço do barril de petróleo no cenário internacional. Além disso, a PetroReconcavo (RECV3) obteve o segundo pior desempenho.
Últimas em Ações
Confira, então, as principais ações em alta e em baixa no Ibovespa nesta quarta-feira.
Braskem (BRKM5), Petz (PETZ3) e mais ações em alta
O papel da Braskem (BRKM5) teve destaque positivo nesta terça-feira após a divulgação dos resultados da empresa ter agradado investidores. A petroquímica, assim, registrou um prejuízo líquido de mais de R$ 1,5 bilhão para o período, pressionada pelas provisões ao desastre ambiental provocado por minas de sal-gema em Maceió.
Além disso, os produtos comercializados pela Braskem atingiram o preço mínimo histórico em 2023. “O ano foi desafiador para a companhia”, disse a investidores Roberto Bichoff, CEO da Braskem.
A empresa sinalizou, em conferência, que está próxima de ter fluxo de caixa operacional positivo, considerando a joint venture com a mexicana Idesa. Mas que provisões ao desastre ambiental em Alagoas ainda devem pesar no caixa em 2024.
Analistas viram o resultado como positivo. Hoje, a empresa continuou em alta no Ibovespa.
Com os juros futuros recuando após a decisão do Fed, as varejistas registraram fortes ganhos no Ibovespa. O destaque entre as ações em alta para o setor foi Grupo Soma (SOMA3), que avançou 8%.
As ações Petz (PETZ3) também mantiveram a alta de terça feira e subiram 7,58% no Ibovespa hoje. O principal motivo seria uma possível fusão da empresa de Sergio Zimmerman com a Petlove, seguradora de animais de estimação.
Top 10 ações em alta no Ibovespa hoje
- Braskem PN (BRKM5): +15,35%
- Grupo Soma (SOMA3): +8,00%
- Petz ON (PETZ3): +7,58%
- Vamos ON (VAMO3): +7,24%
- Casas Bahia ON (BHIA3): +7,01%
- Arezzo ON (ARZZ3): +6,39%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): +5,30%
- MRV ON (MRVE3): +5,08%
- Lojas Renner ON (LREN3): +5,04%
- Alpargatas PN (ALPA4): +5,03%
Petroleiras perdem alta do Ibovespa
Na ponta oposta das ações em alta, duas petroleiras fecharam em baixa. No cenário internacional, o preço do petróleo recuou nesta quarta-feira (20). O contrato futuro do barril de óleo Brent para maio fechou em queda de 1,45%.
Assim, a pior ação do dia foi a da Prio (PRIO3). O papel caiu 3,72%, mas ainda acumula alta de 8,40% em março, puxado pela fuga de investidores da Petrobras.
Outro destaque negativo foi a PetroReconcavo (RECV3), cuja ação caiu -1,71% no Ibovespa.
As seis piores ações do Ibovespa hoje
- Prio ON (PRIO3): -3,72%
- PetroReconcavo ON (RECV3): -1,71%
- Suzano (SUZB3): -1,26%
- TIM ON (TIMS3): -0,71%
- Cielo ON (CIEL3): -0,38%
- São Martinho ON (SMTO3): -0,07%