Ações em alta: Hypera (HYPE3) decola 11% após resultado; Azul (AZUL4) despenca quase 25% após follow-on
Hypera melhora capital de giro e ações têm dia de gala no Ibovespa em alta; Azul despenca quase 25% após follow on

As ações da Hypera (HYPE3) tiveram um dia de gala na disparada do Ibovespa e subiram 11% na esteira dos resultados do primeiro trimestre. Investidores reagiram positivamente ao esforço de otimização de capital de giro da farmacêutica, entrave para o papel desde o ano passado, quando a Hypera derrubou o guidance. O Magazine Luiza (MGLU3) aproveitou a alta da bolsa e obteve ganhos de 10%.
O que agradou o mercado foi a redução de dias para receber de fornecedores. A Hypera informou a investidores que reduziu o capital de giro para 70 dias em março, e esperava um corte ainda maior para 60 dias em abril. Por outro lado, a Azul (AZUL4) despencou quase 25% no Ibovespa.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Confira as piores e melhores ações de Ibovespa hoje.
Top 10 ações em alta do Ibovespa hoje (24/04)
A Hypera liderou o ranking de ações em alta. Ao mesmo tempo em que surfou a valorização da bolsa e, por outro lado, a desvalorização do dólar contra o real, o papel reagiu bem aos resultados da companhia.
Últimas em Ações
- Hypera ON (HYPE3): +12,27%
- Magazine Luiza (MGLU3): +10,80%
- Petz ON (PETZ3): +9,65%
- Hapvida ON (HAPV3): +8,93%
- Vamos ON (VAMO3): +7,52%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): +6,91%
- São Martinho ON (SMTO3): +6,29%
- Natura ON (NTCO3): +6,03%
- Lojas Renner ON (LREN3): +5,73%
- Cogna ON (COGN3): +5,44%
Analistas consideram os resultados da Hypera como mais um passo importante para a virada da companhia.
O Banco Safra explica que o mercado se animou com a geração de R$ 570 milhões em fluxo de caixa da Hypera para os primeiros três meses do ano, à medida em que a companhia defende sua participação de mercado no setor farmacêutico.
Por outro lado, reduzir o capital de giro provocou uma queda de 40% em vendas líquidas da empresa na comparação anual. Mas isso o mercado já esperava.
“Vemos o balanço como positivo, enquanto já era esperado o desempenho negativo no trimestre”, apontaram analistas do banco em relatório.
Na ponta de cima do ranking de ações em alta, o Magazine Luiza teve desempenho positivo pela queda de juros futuros e valorização do câmbio. Outras ações de empresas de varejo, como Petz (PETZ3), e de setores cíclicos, como Vamos (VAMO3) e Hapvida (HAPV3), aproveitaram o momento favorável na bolsa.
As piores do Ibovespa hoje
Por outro lado, as ações da Azul (AZUL4) despencaram no Ibovespa nesta quinta-feira. O papel sofreu queda porque a oferta subsequente de ações da Azul (follow-on), além de diluir o capital de acionistas, não atingiu excesso de demanda esperado pela própria companhia aérea.
A Azul projetava uma emissão de ações adicional de 155% sobre o valor inicial, o que corresponde a uma rodada extra de 697 milhões de ações.
Mas a companhia informou hoje via fato relevante que o excesso de demanda não ultrapassou 33% do valor previsto inicialmente.
- Azul PN (AZUL4): -24,84%
- Minerva ON (BEEF3): -5,30%
- Usiminas PNA (USIM5): -4,28%
- Raia Drogasil ON (RADL3): -1,33%
- JBS ON (JBSS3): -1,31%
- Marfrig ON (MRFG3): -1,22%
- Banco do Brasil ON (BBAS3): -1,21%
- Petrobras ON (PETR3): -0,73%
- Petrobras PN (PETR4): -0,46%
- Suzano ON (SUZB3): -0,36%
Além da Azul, a Usiminas foi um dos destaques negativos no dia. O balanço divulgado nesta quinta-feira (24) foi interpretado pelo mercado como misto, porque a companhia cortou gastos na produção de aço.
Mas, como explica o Itaú BBA, os resultados da Usiminas (USIM5) devem permanecer estáveis no segundo semestre. O fluxo de caixa livre também ficou negativo em R$ 778 milhões.
“Esperamos um lucro operacional estável da Usiminar para o próximo trimestre”, diz a equipe de analistas do BBA liderada por Daniel Sasson.