Ações em alta: CVC (CVCB3) e Azul (AZUL4) saltam 8%; concorrentes do Carrefour sobem

Com queda de juros e dólar, ações de CVC e Azul se destacam entre papéis em alta e sobem mais de 8%; veja lista com melhores e piores

Em um dia marcado pela estabilidade do Ibovespa, as ações da CVC Brasil (CVCB3) e da Azul (AZUL4) saltaram mais de 8% e permaneceram em alta no pregão desta segunda-feira. O dia na bolsa de valores foi morno, mas com queda de juros futuros e depreciação do dólar sobre o real, o que leva à valorização de companhias voltadas para consumo doméstico.

Rivais do Carrefour, como Pão de Açúcar (PCAR3) e Assaí (ASAI3), também se destacam entre as ações em alta do pregão. O boicote de frigoríficos como JBS e Marfrig ao Carrefour, que se estende desde quinta-feira, pode favorecer concorrentes, segundo analistas.

Confira, em seguida, destaques das ações em alta e em baixa no Ibovespa nesta segunda-feira (25).

CVCB3, ASAI3 e mais ações em alta

As ações de CVC Brasil e Azul subiram nesta segunda-feira graças à queda de juros futuros nos pontos médio e longo da curva. A taxa DI com contrato para vencimento em janeiro de 2027 recuou 38 pontos-base, enquanto o DI de janeiro de 2029 caiu 84 bps.

Confira a seguir as 10 ações com principais altas no Ibovespa hoje.

  1. CVC Brasil ON (CVCB3): +8,70%
  2. Azul PN (AZUL4): +8,65%
  3. Magazine Luiza ON (MGLU3): +6,26%
  4. Assaí ON (ASAI3): +4,44%
  5. Auren Energia ON (AURE3): +4,43%
  6. Petz ON (PETZ3): +4,19%
  7. Cogna ON (COGN3): +3,60%
  8. Yduqs ON (YDUQ3): +3,15%
  9. Locaweb ON (LWSA3): +3,12%
  10. Copel PNB (CPLE6): +3,09%

As ações domésticas também sofreram impulso com a queda do dólar durante o pregão. A valorização do câmbio veio pela reação à nomeação de Scott Bessant para a Secretaria do Tesouro dos EUA. O ex-gestor de fundos foi indicado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

Na visão de Rodrigo Cohen, co-fundador da Escola de Investimento, o próximo secretário do Tesouro tem um perfil mais “austero” e pode frear gastos que aumentem o déficit trilionário dos Estados Unidos.

“Assim, as ações da Azul (AZUL4) obtiveram a maior alta porque se beneficiam da queda do dólar”, completa Cohen.

Assaí e Pão de Açúcar também permaneceram em alta durante o pregão do Ibovespa.

Para a Ativa Investimentos, os efeitos do boicote de frigoríficos ao Carrefour podem beneficiar o Assaí, principalmente. O corte de fornecimento deve impactar principalmente a receita com vendas do Carrefour, dizem os analistas da corretora.

“E, por outro lado, na contramão do Carrefour, vemos um ganho de curto prazo para o Assaí”, diz a Ativa. “No entanto, reforçamos que tanto as perdas do Carrefour quanto ganhos do Assaí não trazem efeitos no longo prazo”, completa.

Quedas: RADL3, WEGE3 e mais

Por outro lado, as ações da Raia Drogasil (RADL3) e WEG (WEGE3) se destacaram entre as principais ações em queda do Ibovespa.

  1. WEG ON (WEGE3): -3,44%
  2. Raia Drogasil ON (RADL3): -2,84%
  3. JBS ON (JBSS3): -2,10%
  4. Localiza ON (RENT3): -1,52%
  5. Bradesco ON (BBDC3): -1,48%
  6. Bradesco PN (BBDC4): -1,45%
  7. Prio ON (PRIO3): -1,36%
  8. Brava Energia ON (BRAV3): -1,34%
  9. Suzano ON (SUZB3): -1,32%
  10. São Martinho ON (SMTO3): -1.22%

Assim, a queda do barril de petróleo atrapalhou o rendimento das ações de empresas do setor na bolsa de valores do brasil.

No exterior, a unidade do barril de petróleo Brent recuou 2,6%, com cotação de US$ 76. Assim, as ações de Prio e Brava Energia permaneceram na ponta oposta das ações em alta

Leia a seguir

Leia a seguir