Ações em alta: CVC (CVCB3) sobe 5% com queda de juros futuros; Rede D’Or (RDOR3) cai 4%

CVC (CVCB3) engata alta de quase 5% e lidera bloco de ações em alta com varejistas na cola; Rede D'Or (RDOR3) tem maior baixa

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A operadora de viagens CVC Brasil (CVCB3) teve a maior valorização do Ibovespa nesta segunda-feira (19) e subiu quase 5%, liderando o bloco de ações em alta. A valorização do ativo está ligada, dizem analistas, à queda de títulos de juros futuros, o que beneficiou outras empresas do setor de varejo na bolsa, como Magazine Luiza (MGLU3) e Lojas Renner (LREN3).

Por outro lado, os setores de saúde e mineração tiveram desempenhos ruins no dia. O destaque negativo ficou com a ação da Rede D’Or (RDOR3), que registrou a pior queda do Ibovespa, de -4,16%.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Confira a seguir destaques entre as ações em alta e em baixa no Ibovespa hoje.

Locaweb (LWSA3), Cogna (COGN3) e mais ações em alta

Logo em seguida, a ação da Locaweb (LWSA3) teve a segunda maior alta desta segunda-feira (19). O papel terminou o pregão subindo 4,43%. No mês, o ativo registra avanço de 3,66%.

Últimas em Ações

O setor de varejo, para o qual a Locaweb fornece soluções em software, foi beneficiado pela queda de curva de juros. A taxa de contratos DI com vencimento em janeiro de 2027 recuou 1,5 pontos-base, enquanto a mesma taxa com prazo para janeiro de 2029 teve variação negativa de 3 bps.

De acordo com o economista e fundador da Eu Me Banco, Fabrício Louzada, a o fechamento da curva de juros impulsionou ações ligadas a varejo e consumo.

Entre as varejistas em destaque, Magazine Luiza (MGLU3) subiu 2,45%, enquanto a Lojas Renner (LREN3) surfou uma alta de 1,32%.

Além disso, o setor de educação, também sensível a juros, subiu na bolsa. A Cogna (COGN3), uma das ações com maiores quedas no Ibovespa em 2024, teve alta de 2,48%.

“Os papéis, tanto da Cogna assim como da Yduqs (YDUQ3), surfam o otimismo com a divulgação do Fies Social”, diz Louzada. referindo-se programa do governo federal lançado na última sexta-feira. O programa tem como uma das principais diferenças para o Fies bancar 100% dos custos de estudantes com renda per capita de meio salário mínimo inscritos no CadÚnico.

Assim, “a notícia animou os investidores e refletiu positivamente com alta das ações”, completa Louzada.

Top 10 altas do Ibovespa nesta segunda-feira (19)

  1. CVC Brasil ON (CVCB3): +4,76%
  2. Locaweb ON (LWSA3): +4,43%
  3. Cogna ON (COGN3): +2,48%
  4. Magazine Luiza ON (MGLU3): +2,45%
  5. Cemig PN (CMIG4): +1,97%
  6. Banco do Brasil (BBAS3): +1,81%
  7. IRB Resseguradora ON (IRBR3): +1,63%
  8. Localiza ON (RENT3): +1,35%
  9. Lojas Renner ON (LREN3): +1,32%
  10. Eletrobras PN classe B (ELET6): +1,30%

Rede D’Or (RDOR3), Marfrig (MRFG3) e mais ações em baixa

Na ponta oposta das ações em alta, a Rede D’Or (RDOR3) amargou a maior perda do dia no Ibovespa. O papel da seguradora de saúde fechou com queda de 4,16% na bolsa. Investidores tem expectativas mistas sobre os resultados que a empresa deve apresentar referente ao quarto trimestre de 2023.

De acordo com analistas da EQI Research, a empresa deve sofrer queda de receita na rede hospitalar de um lado, e ter uma expansão na sinergia com a SulAmérica do outro. A baixa no faturamento bruto seria causada pela diminuição de ocupação de leitos de hospitais da Rede D’Or no quarto trimestre, conforme explica a corretora em relatório.

A EQI também aponta que deve haver redução na sinistralidade da Rede D’Or. Apesar de considerarem a melhora de calotes “um ponto positivo no resultado”, a redução “está abaixo da sazonalidade usual de -3p.p. entre o terceiro e quarto trimestres”, escreveram analistas.

“Portanto, sinalizando um cenário de sinistralidade ainda elevada nos planos de saúde.”

Além da Rede D’Or, quem também caiu na bolsa foi a Hypera (HYPE3). A farmacêutica sofreu uma baixa de 2,08% na ação.

Confira as dez piores ações do Ibovespa nesta segunda-feira (19)

  1. Rede D’Or ON (RDOR3): -4,16%
  2. Marfrig ON (MRFG3): -4,09%
  3. CSN Mineração ON (CMIN3): -2,76%
  4. Carrefour Brasil ON (CRFB3): -2,61%
  5. Eztec ON (EZTC3): -2,21%
  6. Hypera ON (HYPE3): -2,08%
  7. Vamos ON (VAMO3): -2,06%
  8. Azul PN (AZUL4): -1,89%
  9. Petz ON (PETZ3): -1,69%
  10. SLC Agrícola ON (SLCE3): -1,64%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS