Ações em alta: em pregão com só 18 ações no azul, Cogna (COGN3) se isola no topo; Vamos (VAMO3) despenca 9%

Bolsa brasileira sofre tombo, mas ações da Cogna fecham pregão com saldo de 94% no ano; veja os destaques entre ativos em alta e em baixa

Polo da Universidade Anhanguera, que pertence à Cogna (COGN3), em Piracicaba, interior de SP - Foto: Divulgação
Polo da Universidade Anhanguera, que pertence à Cogna (COGN3), em Piracicaba, interior de SP - Foto: Divulgação

As ações da Cogna Educação (COGN3) se isolaram no topo do Ibovespa entre ativos em alta nesta sexta-feira (28). No pregão de hoje, 18 papéis dos 85 listados no índice subiram, com o Ibovespa em tendência negativa diante de estresses na curva de juros e queda de bolsas globais com tarifas de importação novas oriundas dos Estados Unidos.

Além de Cogna ON, as ações da Minerva (BEEF3) subiram no pregão, seguindo o bom humor do mercado financeiro com frigoríficos após a flexibilidade de controle sanitário no Japão a nível regional. Na ponta negativa, Vamos (VAMO3) e Pão de Açúcar (PCAR3) ficaram entre os destaques.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em seguida, confira as piores e melhores ações do Ibovespa hoje.

Ações em alta: frigoríficos, Hypera ON (HYPE3)

A Cogna se beneficiou no pregão de um relatório do Bradesco BBI com recomendação de compra para o papel. De acordo com o banco, as ações da dona da rede de faculdades Anhanguera e ex-Kroton têm potencial de alta de 60% em relação ao preço de tela no Ibovespa hoje.

Últimas em Ações

A companhia do setor de educação é uma das principais altas do índice neste ano, quase dobrando o retorno a acionistas desde janeiro. Assim, as ações da Cogna sobem 94% no Ibovespa em 2025.

Além da empresa de educação, os frigoríficos subiram forte no Ibovespa hoje. O mercado continuou com bom humor sobre a abertura de mercado do Japão para exportações de carne bovina do Brasil. Autoridades japonesas devem em breve visitar o País em vistoria às plantas de abate para abrir oportunidades comerciais.

A Minerva liderou altas no índice. A ação (BEEF3) subiu mais de 2%. Logo em seguida, o papel da Marfrig obteve uma das principais altas do dia.

Para o Bank of America, a abertura de mercado pode levar a um aumento de comercialização de carne bovina brasileira, já que o Japão é o terceiro maior importador do produto no mundo. O preço da carne importada, por outro lado, são em média 52% mais caro do que é praticado por frigoríficos locais.

Além disso, as ações da Hypera foram destaque positivo no dia. A empresa se defende no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de uma ação da EMS para adquirir participação acionária.

Veja as 10 ações em alta do Ibovespa hoje:

  1. Cogna ON (COGN3): +3,92%
  2. Minerva Foods ON (BEEF3): +2,31%
  3. Hypera ON (HYPE3): +1,42%
  4. Marfrig ON (MRFG3): +1,29%
  5. IRB Brasil Resseguradora ON (IRBR3): +1,24%
  6. Totvs ON (TOTS3): +0,85%
  7. Raia Drogasil ON (RADL3): +0,73%
  8. Rede D’Or ON (RDOR3): +0,63%
  9. Cyrela ON (CYRE3): +0,54%
  10. Eneva ON (ENEV3): +0,42%

Vamos (VAMO3) despenca 9% no Ibovespa hoje

Por outro lado, as ações da Vamos (VAMO3), que subiram mais de 13% após a divulgação de resultados do quarto trimestre pela companhia, despencaram mais de 9% no Ibovespa hoje.

A queda da bolsa influenciou ativos de forma geral. Houve desvalorização de commodities no mercado global, em especial no minério de ferro, o que levou as ações da Vale (VALE3) a caírem mais de 1% até o fechamento do pregão.

Siderúrgicas se destacaram como setor na ponta oposta das ações em alta. Perdas no bloco foram lideradas pela Usiminas, e, logo em seguida, Gerdau Metalúrgica.

O mercado financeiro também reagiu “com cautela” a dados de desemprego, de acordo com Christian Iarussi, analista da The Hill Capital.

A abertura de 432 mil vagas de emprego recorde registrada pelo Caged “indica forte aquecimento do mercado de trabalho, o que pode dificultar o alívio nos juros no curto prazo”, diz Iarussi.

Confira as principais ações em queda hoje:

  1. Vamos ON (VAMO3): -9,32%
  2. Pão de Açúcar ON (PCAR3): -4,90%
  3. Usiminas PNA (USIM5): -3,87%
  4. Automob ON (AMOB3): -3,85%
  5. Marcopolo PN (POMO4): -3,29%
  6. Gerdau Metalúrgica PN (GOAU4): -3,21%
  7. Embraer ON (EMBR3): -2,87%
  8. São Martinho ON (SMTO3): -2,40%
  9. CSN ON (CSNA3): -2,21%
  10. Hapvida ON (HAPV3): -2,13%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS