- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Ações em alta: operadoras TIM (TIMS3) e Telefônica (VIVT3) sobem 4% e 3%
Ações em alta: operadoras TIM (TIMS3) e Telefônica (VIVT3) sobem 4% e 3%
Empresas citadas na reportagem:
As operadoras de telecomunicação terminaram entre as principais ações em alta no Ibovespa ao fim do pregão desta quinta-feira (11). A TIM (TIMS3) liderou ganhos no dia, com as ações subindo 4%, enquanto os papéis da Telefônica Brasil, dona da Vivo, encerraram negociações com alta de 3%. Com queda de inflação nos Estados Unidos e recuo dos juros futuros, varejistas se destacaram no dia.
Por outro lado, exportadoras como Vale e Prio se descolaram do índice e caíram. Mas a pior queda do Ibovespa foi a da Hypera (HYPE3).
Ações em alta: TIMS3, RUMO3 e mais
No destaque do dia, a TIM (TIMS3) subiu 4,35% no Ibovespa, maior alta do pregão. O principal índice acionário da bolsa de valores subiu acima dos 128 mil pontos, marcado por um avanço de papéis de blue chips e empresas de varejo.
O dado de inflação americana (CPI) veio abaixo do projetado por economistas, com queda de 0,1% no principal índice de preços ao consumidor observado pelo Fed. Isso provocou uma queda dos títulos de renda fixa do Tesouro norte-americano, os Treasuries e, por sua vez, favoreceu ativos mais sensíveis aos juros locais.
As ações de varejistas, além disso, se beneficiaram pelo salto de vendas no comércio, de 1,2% entre abril e maio, registrado pelo IBGE. “Houve também a queda de juros futuros, o que beneficia empresas do setor”, descreve Alexsandro Nishimura, economista da Nomos.
Entre as varejistas, o Lojas Renner (LREN3) despontou com alta de 3,68% nas ações, seguida pelo ativo da Natura (NTCO3). O Carrefour Brasil (CRFB3) ficou em terceiro lugar no ranking de ações em alta no setor.
Mais sensível à demanda por polietileno e plástico, a petroquímica Braskem (BRKM5) também foi embalada pelo crescimento do comércio. A ação preferencial subiu 3,27% no Ibovespa.
Top 10 altas do Ibovespa
- TIM ON (TIMS3): +4,35%
- Lojas Renner ON (LREN3): +3,68%
- Rumo ON (RAIL3): +3,53%
- JBS ON (JBSS3): +3,34%
- Telefônica Brasil (VIVT3): +3,27%
- Braskem (BRKM5): + 3,27%
- Natura ON (NTCO3): +3,21%
- Santander UNIT (SANB11): +3,10%
- Carrefour ON (CRFB3): +3,08%
- Localiza ON (RENT3): +2,98%
Ações em baixa: TRPL4, PRIO3 e mais
Na ponta oposta das ações em alta, o papel da farmacêutica Hypera (HYPE3) amargou perdas de 1,57% no Ibovespa.
Além da transmissora, Prio (PRIO3) e Vale (VALE3) registraram quedas no pregão. No exterior, em contrapartida, as commodities subiram: o minério de ferro acumulou valorização de 1,73% no contrato futuro para agosto de 2024 na bolsa de Singapura.
Por outro lado, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) também se desvalorizaram. Segundo Nishimura, o mercado está fugindo da ação com a perspectiva de que a reforma tributária inclua bancos no regime de cobrança do CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido).
Por fim, as ações do Assaí registraram queda com o avanço de Carrefour. “O mercado está de olho no maior concorrente, que pode ter uma performance superior”, destaca Christian Iarussi, sócio da The Hill Capital.
Top 10 baixas no Ibovespa
- Hypera ON (HYPE3): -1,57%
- Alpargatas PN (ALPA4): -1,48%
- Isa Cteep PN (TRPL4): -1,34%
- Totvs ON (TOTS3): -1,29%
- Sabesp ON (SBSP3): -0,96%
- Yduqs ON (YDUQ3): -0,76%
- Assaí ON (ASAI3): -0,71%
- São Martinho ON (SMTO3): -0,71%
- Prio ON (PRIO3): -0,40%
- Eneva ON (ENEV3): -0,37%
Leia a seguir