Ações em alta: operadoras TIM (TIMS3) e Telefônica (VIVT3) sobem 4% e 3%

Operadoras e varejistas brilham com crescimento do comércio acima do esperado; veja destaques de ações em alta e baixa no Ibovespa hoje

Loja da TIM Brasil (TIMS3). Foto: Divulgação
Loja da TIM Brasil (TIMS3). Foto: Divulgação

As operadoras de telecomunicação terminaram entre as principais ações em alta no Ibovespa ao fim do pregão desta quinta-feira (11). A TIM (TIMS3) liderou ganhos no dia, com as ações subindo 4%, enquanto os papéis da Telefônica Brasil, dona da Vivo, encerraram negociações com alta de 3%. Com queda de inflação nos Estados Unidos e recuo dos juros futuros, varejistas se destacaram no dia.

Por outro lado, exportadoras como Vale e Prio se descolaram do índice e caíram. Mas a pior queda do Ibovespa foi a da Hypera (HYPE3).

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Ações em alta: TIMS3, RUMO3 e mais

No destaque do dia, a TIM (TIMS3) subiu 4,35% no Ibovespa, maior alta do pregão. O principal índice acionário da bolsa de valores subiu acima dos 128 mil pontos, marcado por um avanço de papéis de blue chips e empresas de varejo.

O dado de inflação americana (CPI) veio abaixo do projetado por economistas, com queda de 0,1% no principal índice de preços ao consumidor observado pelo Fed. Isso provocou uma queda dos títulos de renda fixa do Tesouro norte-americano, os Treasuries e, por sua vez, favoreceu ativos mais sensíveis aos juros locais.

Últimas em Ações

As ações de varejistas, além disso, se beneficiaram pelo salto de vendas no comércio, de 1,2% entre abril e maio, registrado pelo IBGE. “Houve também a queda de juros futuros, o que beneficia empresas do setor”, descreve Alexsandro Nishimura, economista da Nomos.

Entre as varejistas, o Lojas Renner (LREN3) despontou com alta de 3,68% nas ações, seguida pelo ativo da Natura (NTCO3). O Carrefour Brasil (CRFB3) ficou em terceiro lugar no ranking de ações em alta no setor.

Mais sensível à demanda por polietileno e plástico, a petroquímica Braskem (BRKM5) também foi embalada pelo crescimento do comércio. A ação preferencial subiu 3,27% no Ibovespa.

Top 10 altas do Ibovespa

  1. TIM ON (TIMS3): +4,35%
  2. Lojas Renner ON (LREN3): +3,68%
  3. Rumo ON (RAIL3): +3,53%
  4. JBS ON (JBSS3): +3,34%
  5. Telefônica Brasil (VIVT3): +3,27%
  6. Braskem (BRKM5): + 3,27%
  7. Natura ON (NTCO3): +3,21%
  8. Santander UNIT (SANB11): +3,10%
  9. Carrefour ON (CRFB3): +3,08%
  10. Localiza ON (RENT3): +2,98%

Ações em baixa: TRPL4, PRIO3 e mais

Na ponta oposta das ações em alta, o papel da farmacêutica Hypera (HYPE3) amargou perdas de 1,57% no Ibovespa.

Além da transmissora, Prio (PRIO3) e Vale (VALE3) registraram quedas no pregão. No exterior, em contrapartida, as commodities subiram: o minério de ferro acumulou valorização de 1,73% no contrato futuro para agosto de 2024 na bolsa de Singapura.

Por outro lado, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) também se desvalorizaram. Segundo Nishimura, o mercado está fugindo da ação com a perspectiva de que a reforma tributária inclua bancos no regime de cobrança do CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido).

Por fim, as ações do Assaí registraram queda com o avanço de Carrefour. “O mercado está de olho no maior concorrente, que pode ter uma performance superior”, destaca Christian Iarussi, sócio da The Hill Capital.

Top 10 baixas no Ibovespa

  1. Hypera ON (HYPE3): -1,57%
  2. Alpargatas PN (ALPA4): -1,48%
  3. Isa Cteep PN (TRPL4): -1,34%
  4. Totvs ON (TOTS3): -1,29%
  5. Sabesp ON (SBSP3): -0,96%
  6. Yduqs ON (YDUQ3): -0,76%
  7. Assaí ON (ASAI3): -0,71%
  8. São Martinho ON (SMTO3): -0,71%
  9. Prio ON (PRIO3): -0,40%
  10. Eneva ON (ENEV3): -0,37%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS