Ações do Google (GOOGL) caem 8% depois de chatbot errar resposta durante evento
Enquanto o Google opera em queda diante da falha da sua ferramenta de IA, a Microsoft sobe cerca de 0,85%.
As ações da Alphabet, dona do Google (GOOGL; GOGL34), operam com queda nesta quarta-feira (8), depois que o seu chatbot de inteligência artificial (IA), chamado Bard, ofereceu uma resposta incorreta durante evento teste. As ações do Google caíram mais de 8% após o anúncio do caso.
O Google postou um vídeo no Twitter demonstrando o “serviço experimental de conversação via IA alimentado por LaMDA”, escreveu a empresa. LaMDA é o modelo de linguagem do Google para aplicativos de diálogo, que aplica aprendizado de máquina e chatbots e permite que eles participem de conversas de “fluxo livre”, diz a empresa.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
No evento de anúncio, Bard é questionado: “Quais são as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb que posso contar ao meu filho de 9 anos?”
Bard rapidamente dá duas respostas corretas. Mas sua resposta final foi imprecisa. Bard escreveu que o telescópio tirou as primeiras fotos de um planeta fora do nosso sistema solar. Porém, na verdade, as primeiras fotos desses exoplanetas foram tiradas pelo Very Large Telescope do European Southern Observatory, de acordo com os registros da NASA.
Microsoft sobe
Enquanto o Google opera em queda diante da falha da sua ferramenta de IA, a Microsoft sobe cerca de 0,85%.
Esta semana, a Microsoft anunciou uma nova versão de seu mecanismo de busca Bing, que perdeu espaço para o Google ao longo dos anos. A Microsoft planeja alimentar o Bing com a mesma tecnologia de IA usada pelo ChatGPT.
O ChatGPT é um chatbot operado pela Open AI, que se tornou viral nos últimos tempos. A Microsoft está especialmente interessada nessa empresa, tanto que em 23 de janeiro anunciou um investimento multibilionário na OpenAI. O valor do negócio não foi divulgado, no entanto.