Eletrobras, TIM e mais 4 ações que pagam dividendos e que são recomendadas para abril

Empresas citadas na reportagem:
Os bancos resolveram deixar de lado instituições financeiras e deram mais espaço para empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em carteiras recomendadas de ações que pagam dividendos em abril. XP Investimentos e BTG Pactual trocaram papéis na carteira para dar preferência ao setor, com foco no repasse de proventos ao acionista.
Mas bancos e seguradoras continuaram entre os destaques de papéis recomendados para abril, pelo menos para Santander e Itaú BBA. As ações da B3 seguem entre as preferidas do banco espanhol para o pagamento de dividendos, enquanto analistas do BBA encontram vantagens de investir em uma mineradora.
Confira a seguir seis ações no radar de preferência dos bancos.
Lista de ações que pagam dividendos tem Eletrobras (ELET3)
A XP Investimentos optou por aumentar o peso da Eletrobras (ELET3) em sua carteira de ações que pagam dividendos para abril. Assim, a corretora elevou a alocação nas ações da transmissora na carteira de 5% para 7,5%. E diminuiu o impacto da Alupar (ALUP11) do outro lado, saindo de 5% para 2,5%.
O bom momento da Eletrobras no setor e o impulso de aumento nos preços de energia no curto prazo favorecem o investimento na companhia, devido à posição de energia descontratada.
A XP também prevê aumento de dividendos da Eletrobras no futuro, mas não especificou o prazo.
“Além disso, o acordo com o governo foi finalizado em fevereiro, e ambas as partes planejam concluir o processo no próximo mês, o que elimina um risco relevante associado ao papel”, comentaram analistas liderados pelo estrategista-chefe da XP, Fernando Siqueira.
Alupar (ALUP11) entra nas recomendações do BTG
Na contramão da XP, o BTG Pactual incluiu a Alupar (ALUP11) em sua carteira de investimentos com foco em dividendos. As ações da transmissora assumiram o lugar do Banco ABC (ABCB4).
O banco destaca que a Alupar agregou novos ativos pelo Brasil e América Latina ao vencer recentemente leilões de linhas de transmissão. “Com a entrada em operação dos empreendimentos em construção, vislumbramos espaço para maiores pagamentos de dividendos nos próximos trimestres”, afirmam analistas do BTG.
A expectativa se alinha com a política de dividendos aprovada por acionistas da Alupar em 2022, de pagar 50% do lucro líquido regulatório.
O BTG elogia ainda a “capacidade de alocação de capital” da Alupar, porque ela mantém atualmente 14 projetos em construção. “O que nos deixa confortáveis caso ela decida buscar crescimento adicional”, comentou.
Ativa recomenda TIM (TIMS3) entre ações que pagam dividendos
A Ativa Investimentos resolveu apostar nas ações da TIM (TIMS3) entre as maiores pagadoras de dividendos do Ibovespa e que são recomendadas.
A operadora de telecomunicações entrou no lugar da Vibra (VBBR3) dentro da carteira de ações que pagam dividendos.
A operadora tem calendário cheio para pagar dividendos a acionistas de diversas formas, aponta a Ativa. Nesse sentido, o programa de recompra de ações mais recente da TIM, que envolve 2,78% das ações da empresa em fluxo livre na bolsa, é positivo para os investidores.
A Ativa comenta que a TIM tem histórico de pagamentos de proventos consistente, “proveniente de uma política de dividendos robusta”. Além disso, afirma que o setor de telecomunicações é mais previsível ao acionista por ser mais estável. Empresas, portanto, antecipam com maior precisão seus fluxos de caixa de dividendos.
Santander indica B3 (B3SA3) para abril
A B3 (B3SA3) permaneceu na carteira de dividendos do Santander para abril. Na recomendação, o banco espanhol considera o forte potencial de alta das ações da custodiante da bolsa, aliado ao pagamento de dividendos com margem alta.
Apesar de estimar um volume baixo de liquidez de ativos listados na bolsa, o Santander acredita que as ações da B3 estão descontadas. E, junto a isso, podem pagar dividend yield de 7%.
O banco destaca o esforço da atual diretoria da B3 em diversificar a receita para negócios como plataformas e serviços em dados. Além disso, ressaltou frentes da empresa para expandir produtos em criptomoedas e até investimentos offshore.
Tudo isso justifica a aposta do Santander para manter a B3 entre as ações que pagam dividendos recomendadas para abril.
Vale (VALE3) entre maiores pagadoras para o Itaú BBA
A Vale permanece entre as maiores pagadoras de dividendos do Ibovespa e, para o Itaú BBA, continua como uma das principais teses de investimento da bolsa no momento.
A mineradora é a “ação preferida” do BBA no setor. Analistas do banco justificam a escolha pelo combo de “valuation atrativo” da ação com yields de 8% em dividendos. O Itaú BBA cita ainda a melhora de geração de caixa da Vale para 2025.
O fluxo de caixa livre pode chegar a 10% neste ano, prevê o BBA.
“Adicionalmente, destacamos o foco da nova diretoria da empresa em melhoria operacional, o que pode resultar em crescimento de volumes de vendas e menores custos”, disseram analistas.
Santander (SANB11) tem receita para aumentar dividendos
O Santander (SANB11) entrou na carteira de ações que pagam dividendos indicadas pelo BTG a seus clientes em abril.
O papel unitário, assim, ganhou peso de 10% na carteira no lugar da JBS (JBSS3) e também do Banco ABC (ABCB4).
“Ainda vemos os resultados do Santander melhorando”, reconhecem os analistas do BTG, que encontram avenida de melhoras indicadas pelo CEO, Mario Leão, como positivas. Assim, o Santander mira no aprimoramento de receita e da captação com varejo.
Isso deve contribuir positivamente para que ações do Santander paguem dividendos mais altos. E é um “aspecto positivo para a tese de investimento” diz o BTG.
“Com a economia ainda forte, é improvável que vejamos qualquer deterioração nos indicadores de qualidade de ativos e na dinâmica de lucros”, disse o banco.
Leia a seguir