Privatização da Sabesp: projeto para contratar estudo sairá até o fim de março; ações sobem

Prazo foi dado pelo secretário de Parceria em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini

Estrutura da Sabesp (SBSP3), companhia de abastecimento do estado de São Paulo - Foto: Sabesp/Divulgação
Estrutura da Sabesp (SBSP3), companhia de abastecimento do estado de São Paulo - Foto: Sabesp/Divulgação

O secretário de Parceria em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, afirmou hoje que a pasta deve concluir, até o fim de março, o projeto para contatação de estudos para privatização da Sabesp (SBSP3).

Segundo adiantou Benini em evento promovido pelo grupo Voto num hotel em São Paulo, “a ideia é seguir com um modelo parecido com o da Eletrobras”.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Por volta das 15h, as ações da estatal subiam 1,46%, cotadas a R$ 53,46.

PPPs no horizonte

O secretário do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ressaltou que o papel da secretaria que ele comanda, criada na atual gestão, não é atrair investimentos para o Estado, mas providenciar e cuidar de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Segundo ele, a gestão contabiliza no Estado 1.800 quilômetros de rodovias aptas para concessão, sendo que 600 quilômetros são de lotes já concedidos.

“Além disso, a gente tem um projeto muito grande de mobilidade urbana”, destacou. “A gente pretende levar o metro para fora da cidade de São Paulo.”

Metrô

O governo pretende conceder as linhas 11, 12 e 13 em um lote, e ainda as linhas 10 e 14, informou. “E a gente vai por a mão num vespeiro e fazer PPP em linha de metrô”, disse. “As linhas que a gente tem aí são as 19 e 20, que são as prioritárias.”

Educação

Outra frente para avanço de concessões, segundo ele, é na área da educação. Sem dar muitos detalhes, o secretário mencionou a ideia de fazer concessões para administração de todos os colégios estaduis de São Paulo. “É passar essa administração para quem sabe fazer mais barato”, defendeu.

Banini também citou o projeto de criação de fundos imobiliários com o patrimônio do Estado.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS