Alerta de seca na China e perdas no setor de tecnologia derrubam bolsas da Ásia

Onda de calor mais intensa em seis décadas pode prejudicar a expectativa de recuperação rápida da economia chinesa

- Foto: Nicholas Cappello/Unsplash
- Foto: Nicholas Cappello/Unsplash

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira, com perdas consideráveis nas ações do setor de tecnologia e uma onda de calor na China, que fez com que as autoridades emitissem o primeiro alerta nacional de seca do ano. Hong Kong foi a exceção e fechou em valorização com a esperança de uma menor alta de juros nos Estados Unidos nas próximas semanas. Na variação semanal, apenas Xangai e Tóquio tiveram alta.

Em Tóquio, o índice de referência Nikkei 225 fechou em queda de 0,04%, a 28.930,33 pontos com recuo nas ações de tecnologia e farmacêutica. A Trend Micro teve retração de 3,0% e Daiichi Sankyo caiu 2,9%, enquanto Renesas Electronics teve alta de 2,4% e Idemitsu Kosan subiu 2,3%. Contudo, na variação semanal, o índice teve alta de 1,34%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Na bolsa de Seul, o índice de referência Kospi também encerrou as negociações em queda, com retração de 0,61%, a 2.492,69 pontos, com as perdas nas ações de biotecnologia, companhias aéreas e internet. O Kospi também contabilizou queda na semana, recuando 1,39%.

A companhia do setor de internet KakaoBank caiu 8,2% depois que o Kookmin Bank, um dos principais acionistas, vendeu uma participação considerável na empresa. Seu controlador, o grupo de internet Kakao Corp, teve queda de 3,2%.

As companhias aéreas caíram, com a Jeju Air recuando 3,9% e a Jin Air caindo 4,3%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng terminou a sessão com leve alta de 0,05%, a 19.773,03 pontos, com os investidores pesando dados econômicos mistos dos Estados Unidos contra comentários de autoridades do Fed. Os investidores não parecem convencidos de medidas de aperto mais agressivas em potencial, afirma Tina Teng, analista de mercados da CMC Markets, por e-mail. Apesar de ter sido o único dos principais índices acionários a apresentar alta nesta sexta, o Hang Seng fechou a semana em queda de 2%.

Um aumento de 0,50 ponto percentual ou 0,75 ponto percentual na taxa de juros provavelmente marcará um pico do ciclo de aumento do Federal Reserve (Fed), por sua vez elevando os mercados de ações, acrescenta Teng.

Os melhores desempenhos no HSI incluíram Orient Overseas (Internacional), com alta de 6,5%, Country Garden com 4,2% e Geely Automobile, com valorização de 3,6%.

Na China Continental, o índice Xangai Composto teve queda de 0,59% na última sessão da semana, a 3.258,0784 pontos. Na variação semanal, o índice teve retração de 0,57%. Os investidores estão preocupados com uma onda de calor incomum que levou as autoridades a emitir o primeiro alerta nacional de seca do ano. “A China está enfrentando a onda de calor mais intensa em seis décadas”, disseram analistas do Commerzbank em nota. Eles acrescentam que isso pode ser “outra notícia negativa que prejudicará as esperanças de uma recuperação rápida”.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS