Análise: a Tesla pode se beneficiar da venda do Twitter para Elon Musk?
Os investidores podem ter ficado preocupados com a possibilidade de Musk vender ações para financiar sua compra
Wall Street está surpreendentemente otimista sobre como o Twitter de Elon Musk pode afetar a Tesla. Analistas e investidores ainda veem algumas maneiras nas quais isso pode ajudar a empresa.
As ações da Tesla caíram logo após o Twitter dizer ontem que aceitou a oferta de compra de US$ 44 bilhões do diretor-presidente da Tesla. Os investidores podem ter ficado preocupados com a possibilidade bastante remota de Musk vender ações para financiar sua compra. O fato de Musk querer consertar o Twitter mesmo enquanto administra Tesla, SpaceX, The Boring Company e Neuralink parece ser outra preocupação em potencial.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Mas quando a revista “Barron’s” perguntou a alguns analistas e investidores sobre a questão da distração na noite de ontem, ninguém ficou tão preocupado. Musk comprando o Twitter foi chamado de distração “na pior das hipóteses”; a maioria das pessoas que contatadas apontou que Musk tem um longo histórico de fazer malabarismos com vários projetos com sucesso.
Houve algumas tomadas mais positivas. Primeiro, há o relacionamento de Tesla com a mídia. A Tesla é famosa por sua falta de publicidade e esforços de relações públicas. Não se pode dizer que a falta de um ou outro tenha prejudicado a empresa ou suas ações. A Tesla é a empresa de automóveis mais valiosa do mundo por uma margem enorme. Sua marca como fabricante de veículos elétricos é tão forte que a empresa viu um aumento de pedidos após o recente Super Bowl, onde outras montadoras estavam anunciando fortemente seus veículos elétricos.
Ainda assim, a Tesla poderia passar algum tempo falando mais sobre segurança veicular ou qualquer outra coisa que possa acreditar que pode ajudar sua marca. É possível que a propriedade do Twitter de Musk possa facilitar isso.
E a longo prazo, menos de Musk pode ser uma coisa boa para a Tesla. Isso não porque Musk é um problema, mas porque um dia a Tesla precisará aprender a viver sem ele, ou com menos dele. Musk fazendo outras coisas poderia ajudar a acelerar o surgimento de outros executivos que poderiam assumir funções maiores na empresa no futuro.
As ações da Tesla operam em queda mais de 6% na Nasdaq, cotadas a US$ 934,14. Ainda não há efeito positivo do Twitter sobre as ações.
Isso é um sinal de que a visão de que o Twitter é bom para a Tesla pode ser um pouco otimista demais. Provavelmente levará algum tempo para que a maioria dos investidores se convença de que a entrada do Twitter na carteira de Musk é boa para sua fabricante de veículos.