Análise gráfica do Itaú BBA indica que chegou a hora do Ibovespa decolar; entenda o otimismo

Resultado expressivo na sexta-feira mostrou que a bolsa pode recuperar a força neste ano, mas há desafios pela frente

Maior otimismo, impossível. Relatório de análise gráfica da bolsa de valores emitido na manhã desta segunda-feira (17) pelo Itaú BBA indica que chegou a hora do Ibovespa decolar.

Assim, o relatório assinado por Fábio Perina e time de análise técnica do banco de investimentos indica que o índice superou três regiões importantes de resistência na última sexta-feira (14).

São elas: a superação da tendência de baixa notada desde agosto de 2024, a média móvel de 200 períodos e a própria resistência de curto prazo em 127,4 mil pontos.

“Apertem os cintos, assumam riscos calculados porque é hora de subir”, indica o documento.

Então, o Ibovespa fechou ae sexta-feira com expressiva alta de 2,70%, a 128,2 mil pontos. Agora, há novos desafios pela frente: 130,9 mil e 137,4 mil pontos. Assim, isso colocaria o índice a caminho de atingir a máxima histórica.

Análise gráfica indica que o ‘avião’ Ibovespa decolou

Assim, segundo Perina e equipe, o resultado de sexta é o equivalente a uma torre de controle dar “a autorização para a aeronave na pista” decolar. “O Ibovespa já havia entrado em alta em 30 de janeiro ao superar os 125.400 pontos. Porém, a partir de agora, se não tivermos nenhum problema, o avião (Ibovespa) deve seguir sua viagem rumo ao seu destino de 137.469 pontos, com uma possível parada na região dos 130 mil”.

Governo federal pode ser o problema

Nesse sentido, o resultado da sexta-feira teve também veio após o anúncio de queda de popularidade do presidente Lula.

Pesquisa do Datafolha indicou queda substancial da aprovação do governo e o mercado entendeu que esse resultado pode embaralhar novamente a indicação do postulante da situação para a eleição majoritária do próximo ano.

Assim, a condicionante política segue no radar do mercado. Medidas que sejam interpretadas como populistas podem complicar novamente as coisas na bolsa de valores.

Agonia do Ibovespa em 2024

Então, sobretudo nos últimos meses do ao passado, o Ibovespa agonizou na casa dos 120 mil pontos. Foi neste patamar que o índice começou o ano, mas pouco a pouco, foi obtendo importantes marcadas. Resultados que culminaram no desempenho da última sexta-feira.

O Ibovespa deve encerrar este ano na casa dos 145 mil pontos, o que é um patamar inclusive inferior à expectativa de alta para o fim do ano passado – no fim de 2023 achava-se que a bolsa atingiria 150 mil pontos. Ou seja, o ‘avião’ Ibovespa está decolando. Mas vai chegar ao destino atrasado.

Leia a seguir