- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Ibovespa tem ligeira alta em dia de feriado nos Estados Unidos, mas continua em 124 mil pontos
Ibovespa tem ligeira alta em dia de feriado nos Estados Unidos, mas continua em 124 mil pontos
A bolsa de valores hoje abriu em baixa com a falta de agenda interna e feriado nos Estados Unidos. Mas, ao longo do pregão desta segunda-feira (27), se recuperou e conseguiu encerrar a sequência de seis pregões negativos que acumulava desde semana passada. Assim, o Ibovespa, índice de referência, registrou ligeira alta de 0,15%, a 124.496 pontos. Entre os destaques positivos do dia, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) subiram mais de 1%, enquanto ações de bancos e varejistas recuaram.
Assim como a bolsa, o câmbio operou sob baixa volatilidade nesta segunda. O dólar registrou alta de 0,08%, cotado a R$ 5,1713.
Confira destaques da bolsa de valores, Ibovespa, dólar e índices da Europa nesta segunda-feira. Vale lembrar que as bolsas de Nova York não abriram em razão de feriado nos Estados Unidos.
Ibovespa hoje
Após seis sessões em queda, o Ibovespa reagiu positivamente nesta segunda à ausência do pregão em Nova York. Apesar de registrar um pequeno avanço, o índice não teve grandes emoções devido à falta de fluxo de capital estrangeiro.
O principal destaque do dia no Ibovespa foram as falas de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Em um evento, o chefe do BC deu um tom mais otimista à última votação do Copom, que preocupou mercados e desancorou expectativas, diz Alexsandro Nishimura, economista da Nomos.
Por outro lado, o Boletim Focus, consulta realizada pelo BC junto a economistas do mercado financeiro, divulgado nesta segunda registrou aumento de expectativas de inflação para o fim de 2024. É a terceira vez seguida em que o IPCA, indicador de aumento de preços, foi revisado para cima.
O IPCA terminal de 2024 foi de 3,80% para 3,86%. Já as estimativas de inflação para 2025 e 2026 também aumentaram: 3,74% para 3,75% e de 3,50% para 3,58%, respectivamente.
Para Inácio Alves, analista da Melver, a revisão do IPCA no Focus “pode ter impedido um movimento de alta” na bolsa de valores hoje.
“As expectativas da semana estão, agora, na divulgação do Caged e do IPCA-15 nesta terça-feira, além da taxa de desemprego e fluxo cambial na quarta-feira”, elenca o analista.
Entre as ações em alta, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) se valorizaram mais de 1% com o aumento de preço do barril de petróleo no exterior. A ação ON subiu 1,02%, enquanto a PN teve ganho de 1,09%.
As ações prefenciais da Raízen também se destacaram, com alta de 2,47%. O papel pegou embalo da abertura de uma nova planta de diesel em Guariba (SP), diz Christian Iarussi, sócio da The Hill Capital. A inauguração da planta foi anunciada na sexta-feira.
Dólar hoje
O dólar hoje registrou leve valorização contra o real, diante da ausência do pregão nas bolsas de Nova York. Iarussi nota que, no exterior, a moeda operou o dia em queda devido à valorização de commodities como petróleo e o minério de ferro.
“Mas no Brasil ele operou positivo. Sem muitos motivos, mas por necessidade de fluxo. Podemos ver distorções no câmbio”, diz o analista ao se referir a pregões futuros.
Assim, no cenário internacional, o dólar se desvalorizou contra outras moedas importantes como euro e iene. O índice DXY, que compara a moeda norte-americana com outras de economias desenvolvidas, registrou queda de 0,13%, a 104,59 pontos.
Melhor ação da bolsa de valores hoje
As ações da Triunfo, holding de infraestrutura dona da administradora de aeroportos Viracopos, subiram 6,78% na Bovespa nesta segunda-feira. A ação teve o melhor desempenho da bolsa de valores hoje, considerando todos os papéis listado dentro e fora de índices da B3.
Veja em seguida a lista das cinco principais altas da B3. A lista elenca apenas papéis da bolsa com mais de mil operações registradas de compra ou venda no mesmo pregão.
- Triunfo Participações ON (TPIS3): +6,78%
- Plano&Plano ON (PLPL3): +4,54%
- Ser Educacional ON (SEER3): +4,18%
- Recrusul ON (RCSL3): +3,68%
- Guararapes ON (GUAR3): +3,60%
Piores ações da bolsa de valores hoje
Pelo mesmo critério, a ação com pior desempenho da bolsa de valores hoje foi Clearsale ON (CSLA3). O papel recuou 5,63% durante o pregão.
Confira, a seguir, as cinco piores ações da bolsa de valores nesta segunda-feira. O ranking segue os mesmos critérios da lista de melhores ações.
- Clearsale ON (CSLA3): -5,63%
- Gafisa ON (GFSA3): -5,21%
- Mater Dei ON (MATD3): -4,87%
- Azevedo&Travassos PN (AZEV4): -4,03%
- Yduqs ON (YDUQ3): – 3,96%
Bolsas da Europa
Assim como o Ibovespa, as bolsas europeias encerraram o pregão desta segunda-feira (27) em alta, impulsionadas por mais sinalizações de que o Banco Central Europeu (BCE) vai iniciar o seu ciclo de flexibilização em sua reunião do próximo dia 6.
A sessão também foi marcada pela baixa liquidez nos mercados globais devido aos feriados nos Estados Unidos e no Reino Unido, que deixaram os mercados de ambos os países fechados.
O índice Stoxx 600, que compila ações de 17 países da Europa, fechou em alta de 0,28%, a 522,03 pontos. O índice DAX, da bolsa de Frankfurt, subiu 0,44%, a 18,774,71 pontos, enquanto o parisiense CAC 40 avançou 0,46%, a 8.132,49 pontos.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir