Bolsas da Ásia fecham em alta com destaque para setor de tecnologia e atividade industrial da China

Tecnologia tem alta com ChatGPT aumentando possibilidades de comercialização do serviço

Confira o desempenho das bolsas asiáticas — Foto: Koji Sasahara/AP
Confira o desempenho das bolsas asiáticas — Foto: Koji Sasahara/AP

As bolsas da Ásia fecharam em alta nesta quarta-feira (01), com destaque para a divulgação do índice de gerente de compras (PMI) industrial da China, que superou as expectativas do mercado, indicando que Pequim pode ser iniciado sua recuperação econômica.

O plano de digitalização do governo chinês também deu suporte aos mercados.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Na Coreia do Sul, o índice Kospi não abriu hoje por conta do feriado do dia do movimento da independência.

Japão

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou a sessão em alta de 0,26%, a 27.516,53 pontos, com o setor das siderúrgicas liderando os ganhos da sessão. A Mitsui & Co. teve alta de 3,6% e a JFE Holdings subiu 2,8%.

Hong Kong

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou forte alta de 4,21%, a 20.619,71 pontos, com os últimos dados do PMI da China superando as expectativas e impulsionando o sentimento dos investidores.

“A alta dos PMIs de manufatura e serviços da China em fevereiro, juntamente com a política pró-negócios, sinaliza um impulso de crescimento acelerado em fevereiro”, apontaram analistas do Barclays em nota.

A empresa de tecnologia Longfor subiu 9,6%, o fornecedor de eletrônicos Sunny Optical avançou 8,9% e o desenvolvedor de jogos NetEase teve alta de 8,4%.

China Continental

Na China Continental, o índice Xangai Composto fechou a sessão em alta de 1,0%, a 3.312,3478 pontos, sustentando os ganhos sólidos da manhã, com o mercado impulsionado pelos últimos dados otimistas do PMI do país.

O índice de gerentes de compras (PMI) da manufatura Caixin da China subiu para 51,6 em fevereiro, de 49,2 em janeiro, segundo dados divulgados na quarta-feira pelo grupo de mídia Caixin e o S&P Global. O PMI industrial oficial subiu para 52,6 em fevereiro, de 50,1 em janeiro, segundo dados oficiais, superando a estimativa do mercado.

Tecnologia e telecomunicações se destacam

Uma ampla gama de empresas de tecnologia e operadoras de telecomunicações lideraram os ganhos.

O setor teve uma alta nas últimas semanas, já que a rápida popularidade do ChatGPT aumentou o sentimento em relação às oportunidades de comercialização do serviço, enquanto o mais recente plano nacional de digitalização de Pequim ofereceu mais suporte aos investidores.

A China Unicom saltou 10% e China Telecom subiu 8,55%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS