- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas da Ásia fecham em alta, com baixa liquidez devido a feriado
Bolsas da Ásia fecham em alta, com baixa liquidez devido a feriado
As bolsas asiáticas operaram com pouca liquidez nesta terça-feira (2), em meio a um período de feriado prolongado em alguns locais, o que afeta alguns mercados fechados. No radar, estão a aquisição do First Republic Bank pelo J.P Morgan e o crescimento da China.
Na véspera de feriado local, o índice Nikkei, referência da bolsa de Tóquio, subiu 0,1%, a 29.157.95 pontos. Na China, o Xangai composto esteve fechado diante de uma pausa de cinco dias por conta do Dia do Trabalho. Já o Hang Seng, de Hong Kong, avançou 0,2%, a 19.933.81 pontos, ao passo que o índice sul-coreano Kospi, da bolsa de Seul, fechou em alta de 0,9%, a 2.524,39 pontos.
Economia chinesa
Para o Commerzbank, os índices de gerentes de compras (PMIs) oficiais em abril sugerem que a economia da China estende sua recuperação desigual no segundo trimestre.
“A declaração mais recente dos principais formuladores de políticas sugere que eles manterão seu atual apoio político à economia. Ainda assim, é possível que eles reduzam o ritmo de flexibilização no segundo semestre”, destaca.
O Julius Baer ainda destaca que os principais indicadores econômicos sugerem que o ritmo da recuperação desacelerou ligeiramente em abril na China.
“De acordo com as pesquisas dos gerentes de compras oficiais, o setor de serviços continuou em expansão, enquanto a atividade manufatureira voltou a contrair após dois meses de expansão. Esperamos que a recuperação continue em um ritmo mais lento do que no forte primeiro trimestre deste ano”, analisa o Julius Baer.
“Funcionários do governo confirmaram que as perspectivas econômicas melhoraram devido à forte recuperação inicial no primeiro trimestre, mas permaneceram cautelosos quanto à recuperação da demanda doméstica, sinalizando que a política continuará favorável”, completa.
Leia a seguir