Bolsas da Ásia fecham em queda após dados do payroll; Tóquio é exceção

Os mercados repercutiram os dados mais fortes do relatório de geração de empregos dos EUA para o mês de janeiro

Rio Huangpu, no distrito de Pudong, em Xangai, na China. Foto: Pixabay
Rio Huangpu, no distrito de Pudong, em Xangai, na China. Foto: Pixabay

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda, com os investidores repercutindo negativamente os dados do relatório de geração de empregos para o mês de janeiro nos EUA, o payroll, que veio muito mais forte do que o esperado e renovou as preocupações de que o Federal Reserve (Fed) siga aumentando as taxas de juros.

No Japão, a bolsa de Tóquio registrou ganhos após uma reportagem divulgar que o governo japonês abordou o vice-governador do Banco do Japão (BoJ), Masoyoshi Amamiya para ser o próximo governador da autarquia.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com alta de 0,67%, a 27.693,65 pontos, com as ações do setor imobiliário e comercial liderando os ganhos. Os investidores ficaram otimistas após a divulgação de uma reportagem de que o governo japonês abordou o vice-governador do BoJ, Masoyoshi Amamiya para substituir o atual governador Haruhiko Kuroda.

A Mitsubishi Corp teve alta de 7,8% depois de elevar sua previsão de lucro líquido para o ano fiscal e anunciar uma recompra de ações.

A Marubeni Corp avançou 4,2% e Sumitomo Realty & Development subiu 4,1%.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou com forte queda de 1,70%, a 2.438,19 pontos, encerrando uma sequência de três sessões consecutivas em alta. As ações do setor de tecnologia e defesa lideraram as perdas da sessão.

Os mercados também repercutiram os dados mais fortes do relatório de geração de empregos dos EUA para o mês de janeiro, o payroll, que indicou a possibilidade de o aperto monetário do Fed continuar por mais tempo.

A Naver caiu 3,6% e a fabricante de veículos blindados Hyundai Rotem caiu 5,8% depois que a Noruega escolheu tanques alemães em vez dos sul-coreanos para reforçar o seu arsenal.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com queda de 2,02%, a 21.222,16 pontos, com os dados no payroll nos EUA preocupando os investidores por conta da manutenção do aperto monetário do banco central americano. A Alibaba Health caiu 7,2%, Sunny Optical teve queda de 6,9% e Country Garden Services registrou retração de 6,1%.

Na China continental, o índice Xangai Composto contabilizou queda de 0,76% no fechamento, com os mercados avaliando os dados do payroll, o que aumentou as preocupações com aumentos mais agressivos das taxas de juros.

As mineradoras de ouro lideraram as perdas depois que os preços do metal amarelo caíram no final da semana passada em meio a crescentes preocupações com taxas de juros mais altas.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS