Bolsas da Ásia fecham em alta em linha com Wall Street após CPI dos EUA; Tóquio é exceção
Na China, investidores continuam otimistas com a reabertura; Tóquio cai com resultados ruins no varejo
As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira (13), impulsionadas pelos ganhos dos mercados de Wall Street durante a madrugada, após a divulgação da inflação ao consumidor dos EUA, que desacelerou no mês de dezembro.
Na China, os investidores também continuaram otimistas com a reabertura econômica no país asiático, enquanto a bolsa de Tóquio registrou queda, principalmente por conta da empresa varejista Fast Retailing, que teve um lucro líquido mais fraco do que o esperado.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Japão
Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com queda de 1,25%, a 26.119,52 pontos, impulsionadas pela companhia Fast Retailing, multinacional do setor de varejo no Japão, que teve queda de 8,0% em suas ações depois que o lucro líquido da companhia registrou retração de 9,1% no ano. Na variação semana, o índice registrou alta de 0,56%.
Coreia do Sul
Já o índice Kospi fechou em alta de 0,89%, 2.386,09 pontos, com o setor de transportes e companhias áereas liderando os ganhos da sessão. O apetite por risco foi impulsionado pelos ganhos de Wall Street durante a madrugada, após a leitura da inflação nos EUA sinalizar uma sexta desaceleração mensal consecutiva. Na semana, a alta foi de 4,20%.
Ontem, o banco central da Coreia do Sul (BoK) elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 3,50% ao ano, como esperado por analistas.
Hong Kong
Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com valorização de 1,04%, a 21.738,66 pontos, em meio ao otimismo contínuo sobre a reabertura na China. Na variação semanal, a alta foi de 3,56%.
A empresa de biotecnologia Wuxi Biologics teve alta de 6,4%, liderando os ganhos da sessão, impulsionados pelas declarações da empresa de que garantiu novos projetos integrados em 2022 do que originalmente almejava.
China Continental
Na China Continental, o índice Xangai Composto fechou com alta de 1,01%, a 3.195,3059 pontos, com o clima positivo dos investidores em relação ao progresso da reabertura do país. Na semana, o índice registrou valorização de 1,19%.
Os analistas da Bohai Securities dizem que os principais índices podem bater um pequeno recuo antes do próximo feriado do Ano Novo Lunar, mas provavelmente continuarão registrando ganhos no primeiro trimestre.
As empresas farmacêuticas e as ações de empresas do setor de consumo lideraram os ganhos de sexta-feira. A Shenzhen Mindray Bio-Medical Electronics subiu 2,8% e o a Kweichow Moutai teve alta de 2,9%.