Bolsas da Ásia fecham em alta com destaque para setor de tecnologia; Xangai é exceção
A bolsa de Xangai se descolou de seus pares, com a redução do otimismo dos mercados com a reabertura econômica chinesa
As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, em linha com os mercados de Wall Street, que se recuperaram depois da divulgação de diversos indicadores nos Estados Unidos, principalmente por conta de ganhos do setor de tecnologia.
A bolsa de Xangai se descolou de seus pares, com a redução do otimismo dos mercados com a reabertura econômica chinesa.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Japão
Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com alta de 0,71%, a 27.696,44 pontos, com as ações do setor de bens de consumo e tecnologia liderando os ganhos.
Os investidores asiáticos parecem ter precificado os aumentos constantes das taxas do Fed, enquanto a força na demanda do consumidor parece preceder os temores de taxas elevadas, afirmou Priyanka Sachdeva, analista de mercado da Phillip Nova, em um e-mail.
A Nissan Motor subiu 4,1% e a Subaru adicionou 3,1%, enquanto a Pan Pacific International teve alta de 4,0% e a Kansai Electric Power subiu 3,4%.
Coreia do Sul
Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou a sessão com forte alta de 1,96%, a 2.475,48 pontos, com o segmento de eletrônicos liderando os ganhos.
Os ganhos de Wall Street durante a noite, após uma recuperação nas vendas no varejo dos EUA, impulsionaram o sentimento. As correções às recentes quedas em algumas ações locais também ajudaram a impulsionar as ações. Enquanto isso, a SK Telecom caiu 4,3% após os apelos do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, às empresas de telecomunicações para ajudar a reduzir as pressões de preços no país.
Hong Kong
Em Hong Kong, o índice Hang Seng também encerrou a sessão no azul, com valorização de 0,84%, a 20.987,67 pontos, com destaque para o setor de tecnologia e empresas de bens de consumo.
As empresas de consumo se recuperaram depois que o presidente chinês, Xi Jinping, prometeu impulsionar o setor em um artigo publicado na quarta-feira. As ações da Haidilao International Holding subiram 1,3% e as da Haier Smart Home aumentaram 1,4%.
China Continental
Na China Continental, o índice Xangai Composto fechou em queda de 0,96%, a 3.249,0295 pontos, com o esfriamento do otimismo dos investidores sobre a reabertura econômica da China.
Os fabricantes de equipamentos relacionados à eletricidade, como unidades de transmissão e armazenamento, lideraram as perdas, já que o setor recuou de seu rali recente.
Os fabricantes de semicondutores também recuaram após fortes ganhos no início deste mês, na esperança de que a comercialização da inteligência artificial impulsionasse a demanda por hardware.
A ShiJiaZhuang Kelin Electric caiu 10%, a Hexing Electrical teve queda de 7,0% e TongFu Microelectronics registrou retração de 5,3%.