Bolsas da Ásia fecham mistas com previsão de crescimento da China

Hong Kong e Tóquio fecharam no vermelho, enquanto Seul e Xangai registraram alta com investidores esperando a divulgação do PIB chinês

Rio Huangpu, no distrito de Pudong, em Xangai, na China. Foto: Pixabay
Rio Huangpu, no distrito de Pudong, em Xangai, na China. Foto: Pixabay

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira (16), com o apetite por risco sendo impulsionado pela reabertura econômica e as previsões de crescimento na China, além da expectativa pela divulgação do PIB chinês.

A única exceção foi a bolsa de Tóquio, que encerrou a primeira sessão da semana em queda, antes da reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ).

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Japão

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou com queda de 1,14%, a 25.822,32 pontos, antes da reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ), que começa na terça-feira.

O setor de automóveis registrou forte queda durante a sessão, com a Nissan Motor caindo 1,7%, a Honda Motor registrando queda de 1,0% e a Toyota Motor subindo 0,1%.

Entre as ações financeiras, Mitsubishi UFJ Financial Group caiu 2,9% e Sumitomo Mitsui Financial Group caiu 2,8%.

Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, o índice Kospi contabilizou valorização de 0,58%, a 2.399,86 pontos, com as ações do setor financeiro e do segmento de turismo liderando os ganhos da sessão.

O índice chegou a sua nona rodada de negociações consecutiva com alta no fechamento.

As expectativas de dividendos mais altos elevaram as ações financeiras.

 O Shinhan Financial Group e o Hana Financial Group subiram 6,7% e 6,3%, respectivamente. KB Financial Group também teve alta de 4,5%.

A Hanatour Service registrou valorização de 5,4% com a forte demanda por pacotes turísticos no exterior.

Hong Kong

Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve queda de 0,01%, a 21.735,50 pontos, com os investidores esperando pelo PIB da China do quarto trimestre.

A Lenovo recuou 4,0% e a Meituan registrou retração de 3,3%.

O setor financeiro superou o mercado, com o Citic subindo 1,6% e o China Merchants Bank contabilizando alta de 2,1% depois de divulgar seus resultados de 2022 na sexta-feira.

China Continental

Na China Continental, o índice Xangai Composto teve alta de 1,01%, a 3.227,59 pontos, impulsionadas pelo sentimento positivo depois que a mídia estatal apontou que 29 das 31 províncias da China anunciaram metas de crescimento econômico anual de pelo menos 5% para 2023.

As ações do setor de consumo registraram alta, com a Kweichow Moutai subindo 1,4% e Wuliangye Yibin avançando 4,0%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS