Bolsas da Ásia fecham em queda após PPI dos EUA

Preocupações renovadas sobre o aperto da política monetária do Fed após uma série de fortes dados de inflação nos EUA pesaram sobre o sentimento dos investidores

Confira o desempenho de Tóquio e outras bolsas asiáticas - Imagem: divulgação
Confira o desempenho de Tóquio e outras bolsas asiáticas - Imagem: divulgação

As bolsas da Ásia fecharam em queda nesta sexta-feira (17), repercutindo a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que veio mais forte do que o esperado, alimentando os temores de que o Federal Reserve (Fed) continue com o aperto monetário por mais tempo.

Na China, os investidores estão pessimistas em relação a reabertura econômica do país, principalmente por conta das tensões envolvendo o país asiático e os Estados Unidos por conta de suspeitas de espionagem.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Japão

Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com queda de 0,66%, a 27.513,13 pontos, com o setor de tecnologia liderando as perdas após a divulgação do PPI dos EUA, que veio mais forte do que o esperado, aumentando os temores de que o aperto monetário do Fed continue por mais algum tempo.

Na semana, o índice registrou queda de 0,57%. O Grupo Rakuten caiu 5,2% e a Lasertec registrou queda de 3,3%.

Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, o índice Kospi teve retração de 0,98%, a 2.451,21 pontos, com o setor de construção naval liderando as perdas. Na semana, o índice registrou queda de 0,75%.

Preocupações renovadas sobre o aperto da política monetária do Fed após uma série de fortes dados de inflação nos EUA pesaram sobre o sentimento dos investidores. A fabricante de motores para navios STX Heavy Industries caiu 6,7% e a fabricante de baterias Samsung SDI caiu 4,2%.

Hong Kong

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou queda de 1,28%, a 20.719,81 pontos. Na semana, o índice teve retração de 2,22%. Os investidores estão pessimistas em relação a recuperação econômica chinesa e as recentes tensões entre Pequim e Washington por suspeitas de espionagem envolvendo um balão chinês.

As ações de tecnologia lideraram as perdas da sessão, com a Baidu caindo 4,6% e a Xiaomi Crop registrando queda de 3,35%.

China Continental

Na China continental, o índice Xangai Composto fechou a sessão com queda de 0,77%, a 3.224,0243 pontos, com os investidores dando uma pausa no rali pós-reabertura da China e começando a se preocupar com as tensões sino-americanas causadas por supostos balões de espionagem chineses.

Na semana, o índice registrou retração de 1,22%.

Ações

As empresas de telecomunicações e software lideraram as perdas. Todas as três principais empresas de telecomunicações chinesas caíram mais de 2,6%.

A iFlytek teve queda de 3,7% e 360 Security Technology caiu 7,7%.

Entre os ganhos estavam empresas do setor de consumo e de energia e a Yankuang Energy Group teve alta de 2,6%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS