Reunião do Fed e temores de recessão derrubam bolsas na Ásia
Mercados asiáticos fecharam em queda por temores relacionados às decisões dos bancos centrais ao longo da semana
As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta segunda-feira (19), em meio a preocupações relacionadas a apertos monetários mais agressivos dos bancos centrais e temores de uma recessão global.
Os investidores acompanham com atenção a reunião de política monetária do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) nos Estados Unidos, que está marcada para essa semana e deve mexer com os ativos de risco.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A bolsa de Tóquio não abriu nesta segunda por conta do feriado do Dia do Respeito aos Idosos no Japão.
Na Coreia do Sul, o índice de referência Kospi fechou em queda de 1,14%, a 2.355,66, acompanhando as perdas nos mercados futuros de ações dos Estados Unidos antes da reunião do Fomc do Federal Reserve (Fed), marcada para esta semana.
De acordo com Vishnu Varathan, analista de economia para Ásia e Oceania do Mizuhu Bank, a reunião deve manter os ativos de risco em segundo plano e os rendimentos do dólar e do Tesouro dos EUA em alta, por conta de temores relacionados a apertos monetários mais agressivos do banco central americano.
Durante a sessão, a LG Energy Solution caiu 5,6%, a Kakao Corp teve queda de 2,2% e a SK Telecom registrou retração de 1,9%.
Já a bolsa de Hong Kong encerrou as negociações em queda de 1,04%, a 18.565,97, com uma queda no setor imobiliário chinês e dados mais baixos do que o esperado nos indicadores do setor, segundo analistas do Nomura, em nota.
O Longfor Group caiu 6,0% e a Country Garden Holdings perdeu 3,3%. As companhias varejistas de Hong Kong e a companhia aérea Cathay Pacific subiram em meio a esperanças de que as restrições de viagens relacionadas à pandemia da cidade possam ser amenizadas ainda mais.
A Chow Tai Fook Jewellery saltou 6,2% e a Cathay Pacific ganhou 1,1%.
Na China Continental, o índice Xangai Composto fechou em retração de 0,35%, a 3.115,6019, acompanhando a tendência de queda dos mercados acionários em meio a preocupações com o aumento das taxas de juros e a possibilidade de uma recessão global.
A China National Software & Service caiu 1,6% e a Yonyou Network Technology teve queda de 7,7%.