- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas asiáticas fecham em queda com temor de recessão global após decisões monetárias
Bolsas asiáticas fecham em queda com temor de recessão global após decisões monetárias
As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira (23), repercutindo os apertos monetários de diversos bancos centrais que foram anunciados ao longo da semana, especialmente do Federal Reserve (Fed) e Banco da Inglaterra (BoE).
Os investidores passaram a temer uma possível recessão global em meio ao aumento das taxas de juros. A bolsa de Tóquio não abriu hoje devido a um feriado.
Coreia do Sul
Na Coreia do Sul, o índice de referência Kospi fechou em queda de 1,81%, a 2.290,00 pontos, o nível mais baixo de fechamento do índice desde outubro de 2020. Na variação semanal, o Kospi desceu 3,89%.
“Uma semana movimentada para os bancos centrais em todo o mundo chegou ao fim com muitos aumentos de taxas e maiores perspectivas de desaceleração do crescimento”, afirmou Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, em um relatório.
Os piores desempenhos no Kospi incluíram a SK Innovation, que caiu 6,3% e a Korean Air Lines que registrou queda de 5,7%.
Hong Kong
A bolsa de Hong Kong encerrou o dia com retração de 1,18%, a 17.933,27. O fim da quarentena de hotéis para viajantes de entrada anunciado pelo governo não animou os investidores, já que o sentimento ainda é ruim por uma perspectiva econômica mais negativa em meio ao aperto monetário dos bancos centrais em todo o mundo. Na variação semanal, a queda foi de 4,42%.
China
O setor de tecnologia chinês liderou as quedas, com Alibaba Group, Tencent Holdings e JD.com registrando retração. Entre os ganhadores, a Cathay Pacific aumentou 1,0%, enquanto a provedora de serviços de telecomunicações China Mobile teve alta de 1,4%.
Na China Continental, o índice Xangai Composto teve queda de 0,66%, a 3.088,3695 pontos, estendendo quedas recentes depois que mais bancos centrais aumentaram as taxas de juros, alimentando preocupações sobre uma recessão global. Na variação semanal, a retração foi de 1,22%.
As empresas industriais, incluindo fornecedores de siderurgia, fabricantes de máquinas elétricas e produtores de borracha, lideraram as perdas. Red Avenue New Materials caiu 4,9% e Shenzhen Zhaowei Machinery & Electronic caiu 7,3%.
A bolsa de Tóquio não funcionou nesta sexta-feira devido ao feriado do Equinócio de Outono. Mesmo assim, registrou retração de 1,50% na variação semanal.
Leia a seguir