Bolsas da Ásia fecham em queda com temores relacionados a surto de covid na China

Na China, o índice Xangai Composto fechou em baixa de 0,26%, aos 3.087,40 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 1%

Rua comercial em Tóquio (Jezael Melgoza/Unsplash)
Rua comercial em Tóquio (Jezael Melgoza/Unsplash)

Os mercados acionários asiáticos encerraram a sessão desta quarta-feira (28) majoritariamente em queda, no momento em que participantes do mercado começam a discutir o processo de reabertura da economia chinesa, que tem gerado um surto nos casos de covid no país.

Esse movimento se soma, ainda, à alta firme dos juros globais, que pressiona os custos de empréstimo e impede uma valorização firme das bolsas ao redor do globo, além de pesar, em especial, sobre as ações de empresas de tecnologia.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

China Continental

Na China, o índice Xangai Composto fechou em baixa de 0,26%, aos 3.087,40 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 1%.

Os temores econômicos gerados pelos surtos generalizados de covid, que interrompem as atividades comerciais, ofusca o otimismo com o processo de reabertura da economia chinesa com o abrandamento gradual das políticas de “covid zero”.

Papéis de montadoras lideraram as quedas na bolsa de Xangai, depois que alguns fabricantes de veículos elétricos cortaram os guidances de entrega devido às suspensões de produção causadas pela covid.

A BYD caiu 2,86% e, entre as fabricantes de veículos elétricos, a XPeng cedeu 9,69% e a NIO despencou 10,80%.

Coreia do Sul

O sentimento negativo se espalhou, ainda, pela Coreia do Sul, onde o índice Kospi, da Bolsa de Seul, fechou em queda de 2,24%, aos 2.280,45 pontos, no menor nível em dois meses.

O “sell-off” que afetou papéis de tecnologia afetou em cheio o mercado sul-coreano, na esteira do movimento visto no índice Nasdaq na terça-feira.

Os papéis da Samsung Electronics caíram 1,9&%, enquanto as ações das fabricantes de baterias LG Energy Solution (-4,49%) e Samsung SDI (-3,21%) sofreram fortes perdas.

Nikkei

No Japão, o índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, também encerrou o dia no vermelho, ao cair 0,41%, aos 26.340,50 pontos.

Sidney

Já na Bolsa de Sydney, o índice australiano S&P/ASX 200 fechou em queda de 0,30%, aos 7.086,40 pontos.

Hong Kong

Em contrapartida, no retorno do feriado, o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong fechou em alta de 1,56%, aos 19.898,91 pontos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS