- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas da Ásia fecham em alta com otimismo em relação ao Fed enquanto investidor espera por CPI
Bolsas da Ásia fecham em alta com otimismo em relação ao Fed enquanto investidor espera por CPI
As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, com o otimismo dos investidores em relação a uma redução de ritmo nos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed), enquanto os mercados esperam pela divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos para o mês de dezembro. Na China, as bolsas operaram com viés misto, alternando confiança no processo de reabertura do governo chinês com preocupações relacionadas a alta de casos de covid-19 no país.
Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com alta de 1,03%, a 26.446 pontos, com o setor de eletrônicos liderando os ganhos da sessão. Os investidores também mantiveram esperanças durante toda a rodada de negociações de que o Fed irá optar por mais uma redução no ritmo dos apertos monetários em sua próxima reunião.
A Yaskawa Electric teve alta de 6,3% depois que seu lucro líquido de nove meses aumentou 21% no ano. A Keyence subiu 5,7% e Sysmex avançou 5,1%.
Já o índice Kospi fechou a sessão em alta de 0,35%, a 2.359,53 pontos, mantendo uma sequência de seis sessões consecutivas em alta. Os investidores esperam pelos dados da inflação ao consumidor nos Estados Unidos, que serão divulgados na quinta-feira.
As ações do setor industrial e de defesa lideraram os ganhos. A fabricante de motores de aeronaves Hanwha Aerospace e a fabricante de jatos de combate Korea Aerospace Industries subiram 8,2% e 3,8%, respectivamente. A Hanwha Solutions saltou 6,7% após um plano de investimento para uma cadeia de fornecimento de painéis solares nos EUA.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou a sessão com valorização de 0,49%, a 21.436,05 pontos, com os mercados repercutindo o otimismo relacionado a reabertura das fronteiras na China, em mais uma etapa de flexibilização das rígidas medidas restritivas que estavam sendo impostas por Pequim para conter os casos de covid-19.
Uma ampla gama de setores forneceu suporte, com a empresa de carvão China Shenhua subindo 4,7%, a montadora BYD contabilizando alta de 4,7% e a desenvolvedora de medicamentos CSPC Pharma valorizando 4,4%. As seguradoras também avançaram, com China Life subindo 3,9% e Ping An adicionando 3,5%.
Na China Continental, o índice Xangai Composto registrou queda de 0,24%, a 3.161,8376 pontos, com a preocupação dos investidores em relação ao aumento de infecções por coronavírus no país. No entanto, os analistas da CICC dizem que as quedas provavelmente serão temporárias, já que as políticas recentes do governo continuam a se concentrar na melhoria da macroeconomia e no tratamento das preocupações do mercado, o que deve apoiar o mercado de ações.
A maioria dos setores recuou durante a sessão, com empresas de software e bens de consumo entre as maiores quedas. As ações financeiras e imobiliárias lideraram os ganhos, com a Ping An Insurance subindo 3,0%.
Leia a seguir