Bolsas da Ásia fecham em queda antes de Fed e em meio a temores com setor bancário
Sessão foi de pouca liquidez, já que feriados locais deixaram os mercados do Japão e da China fechados
As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quarta-feira, acompanhando o movimento de Wall Street ontem, à medida que investidores estão na expectativa pela decisão do Federal Reserve (Fed), ao mesmo tempo em que pipocam os temores com o setor bancário e economia dos EUA.
Além disso, a sessão foi de pouca liquidez, já que feriados locais deixaram os mercados do Japão e da China fechados.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Assim, o Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,2%, a 19.699,16 pontos, ao passo que o índice sul-coreano Kospi, da bolsa de Seul, fechou em queda de 0,9%, a 2501,40 pontos.
Setores bancário e de energia
De acordo com o ING, os bancos regionais e as ações de energia foram os principais motivos por trás das perdas das ações de Nova York de ontem, já que a venda da First Republic Bank não impediu os investidores de se preocupar com a saúde do setor bancário dos EUA.
“As preocupações aumentaram novamente de que um turbilhão de problemas está à espreita nos bancos regionais e que pode haver outra quebra, já que as taxas de juros devem subir novamente”, disse Susannah Streeter, da Hargreaves Lansdown, ao “The Wall Street Journal”. “Quase não houve uma pausa para respirar após a aquisição do First Republic Bank pelo JPMorgan”, completa.
Fed na pauta
Hoje, o grande foco dos mercados globais está na decisão do banco central americano, que deve elevar juros em 25 pontos-base. Além disso, para o ING, o Fed deve deixar a porta aberta para algum aperto, se necessário.
“Na prática, o recente estresse bancário sugere que este é provavelmente o pico, e [Jerome] Powell pode lutar para manter viva qualquer retórica hawkish na declaração durante a coletiva de imprensa”, pondera o banco holandês.