Bolsas da Ásia fecham em alta com valorização do setor de semicondutores e eletrônicos
No campo negativo, as empresas chinesas de bens de consumo e serviços lideraram a desaceleração
As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira, com destaque para o setor de semicondutores na Coreia do Sul, que segue com ótimo desempenho após incentivos fiscais do governo de Seul. Na China, o segmento de bens de consumo registrou queda após as fortes altas do setor ao longo da semana.
Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com alta de 0,59%, a 25.973,85 pontos, com as ações do setor de eletrônicos e automóveis liderando os ganhos. A Tokyo Electron Ltd. ganhou 3,1% e a Honda Motor avançou 1,9%. Na semana, o índice registrou queda de 0,46%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Já o índice Kospi fechou a sessão com valorização de 1,12%, a 2.289,97 pontos, com o setor de semicondutores liderando os ganhos. Os investidores apostam em uma recuperação econômica de Seul neste ano por conta do impulsionamento do mercado de semicondutores. Na variação semanal, o Kospi registrou alta de 2,40%.
A SK Hynix subiu 2,1%, ampliando os ganhos para a terceira sessão consecutiva após o plano de redução de impostos do governo para empresas de semicondutores. A construtora GS Engenharia e Construção subiu 8,4%.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou queda de 0,29%, a 20.991,64 pontos. As empresas chinesas de bens de consumo e serviços lideraram a desaceleração, já que os setores recuaram dos fortes ganhos recentes. A plataforma médica online Alibaba Health caiu 5,0%, a operadora de restaurantes Haidilao registrou queda de 4,0%. Apesar da queda na sessão, o índice fechou a semana com forte valorização de 6,12%.
Na China Continental, o índice Xangai Composto contabilizou leve alta de 0,08%, a 3.157,6365 pontos. Os investidores ficaram otimistas com o processo de reabertura da China e pelo relaxamento das restrições em seu mercado imobiliário em apuros, esperando um crescimento econômico robusto depois que o país emergir da pandemia. Na semana, o índice tive valorização de 2,21%.
O setor de semicondutores e os fabricantes de automóveis lideraram os ganhos. A TCL Zhonghuan Renewable Energy Technology subiu 4,8% e a Great Wall Motor adicionou 0,8%.