- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas da Ásia fecham em alta com de dados de inflação da China no radar
Bolsas da Ásia fecham em alta com de dados de inflação da China no radar
Os mercados acionários da Ásia registraram ganhos nesta sexta-feira (9). Investidores avaliaram números da inflação da China e também, no Japão, mantiveram foco em declarações do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que sinaliza para manutenção de postura relaxada na política monetária, o que apoia os mercados em geral.
Na agenda de indicadores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subiu 0,2% em maio, na comparação anual, abaixo do esperado, com recuo de 0,2% ante o mês anterior. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 4,6% na comparação anual em maio, acima do previsto.
No mercado acionário chinês, a Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,55%, em 3.231,41 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, avançou 0,71%, a 2.006,45 pontos.
Desenvolvedoras de games e fabricantes de ônibus estiveram entre os destaques. A Pantheon comentava que a inflação ao consumidor reflete gastos fracos no país, no contexto atual, e projeta que ela continuará fraca neste ano.
Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei registrou alta de 1,97%, a 32.265,17 pontos. Ações ligadas ao varejo estiveram entre os destaques, com menores temores de aperto político entre bancos centrais, entre eles o BoJ. Entre ações em foco, Marubeni subiu 4,6% e Fast Retailing, também 4,6%.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com ganho de 0,53%, em 19.042,00 pontos. Em Taiwan, o Taiex avançou 0,91%, a 16.886,40 pontos. Na Coreia do Sul, o índice Kospi subiu 1,16%, a 2.641,16 pontos.
Ações ligadas a microchips e a baterias estiveram em destaque em Seul, com a fabricante de chips SK Hynix em alta de 5,2% e a fabricante de baterias para veículos elétricos LG Energy Solution, de 3,1%.
Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice ASX/S&P 200 fechou em alta de 0,32%, em 7.122,50 pontos, mas encerrou sua terceira semana seguida de baixas (queda de 0,3% nesta atual).
Hoje, o setor financeiro exibiu sinal positivo. Entre outras ações em foco, as fornecedoras de software WiseTech e Xero subiram 2,6% e 2,7%, respectivamente.
Com informações da Dow Jones Newswires
Leia a seguir