Bolsas da Europa fecham em alta com valorização do setor de turismo
A inflação mais baixa na Alemanha também favoreceu os negócios nesta terça-feira
Os principais índices acionários da Europa fecharam em alta nesta terça-feira, repercutindo a leitura preliminar mais fraca da inflação alemã e o ótimo desempenho do setor de turismo durante a sessão, em virtude das férias de começo de ano.
Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em alta de 1,27%, a 434,40 pontos. Enquanto isso, o índice DAX, de Frankfurt, teve alta de 0,80%, a 14.181,67 pontos e o FTSE 100, de Londres registrou valorização de 1,37%, a 7554,09 pontos. Já o francês CAC 40 contabilizou alta de 0,44%, a 6.623,89.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Entre os setores do Stoxx Europe 600, o setor de lazer e turismo registrou a maior alta, com valorização de 2,19% e o segmento de energia teve a maior queda, com retração de 0,72%.
Na manhã de hoje, os investidores se voltaram para a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) preliminar da Alemanha no mês de dezembro teve alta de 8,6% em base anual, de acordo com os dados do escritório de estatísticas alemão Destatis. O indicador veio abaixo da projeção de 8,8% feita por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”. No mês de novembro, a inflação ao consumidor teve alta de 10,0% em base anual.
“A inflação alemã caiu acentuadamente de 10,0% para 8,6% principalmente por conta do subsidio do governo para muitos cidadãos em dezembro. Excluindo energia e alimentos, no entanto, a inflação aumentou de 5,0% para 5,1% estimados. Os alemães continuarão sofrendo com a inflação alta por um longo tempo devido à abordagem lenta do BCE, mesmo que os freios nos preços do gás e da eletricidade reduzam a inflação este ano”, apontou Jorg Kramer, economista-chefe do Commerzbank, em relatório.
Além disso, o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Reino Unido recuou para 45,3 em dezembro, de 46,5 em novembro, conforme apontaram os dados divulgados na manhã desta terça-feira pelo S&P Global e a taxa de desemprego na Alemanha registrou uma ligeira queda para 5,5% na Alemanha no mês de dezembro, de 5,6% de novembro. Economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” esperavam que o indicador registrasse 5,6%. Os dados trouxeram mais otimismo que a recessão na Europa e no Reino Unido será mais branda.
No mercado acionário, a empresa alemã do setor de turismo Tui liderou o Stoxx 600 no início do pregão, subindo cerca de 5%, com os fortes ganhos alavancados nesta primeira semana do ano, que geralmente aponta para uma melhora no setor de turismo.
O dólar mais forte e a inflação em queda na Alemanha por sua vez pressionaram o euro. As 14h20, o euro registrava queda de 1,11%, a US$ 1,05574, enquanto a libra recuava 0,73%, a US$ 1,19759. Já o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em alta de 1,02%, a 104,582 pontos.