Bolsas da Europa sobem e revertem parte das fortes perdas de segunda-feira

Apesar do viés de alta, os investidores seguem preocupados com a inflação na zona do euro e a possibilidade de uma recessão

- Foto: Nicholas Cappello/Unsplash
- Foto: Nicholas Cappello/Unsplash

As bolsas europeias fecharam na sua maioria em alta nesta terça-feira (6), revertendo uma parte dos tombos anotados ontem, quando foram pressionadas pelos temores acerca da crise energética na Europa, após a interrupção do fornecimento de gás natural pelo gasoduto Nord Stream 1.

O Stoxx Europe 600 avançou 0,24%, a 414,38 pontos. O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres subiu 0,18%, a 7.300,44 pontos, o DAX, de Frankfurt, anotou alta de 0,87%, a 12.871,44 pontos, e o CAC 40, de Paris, ganhou 0,19%, a 6.104,61 pontos. O FTSE MIB, de Milão, subiu menos de um ponto, fechando a 21.480,61 pontos. Na contramão de seus pares, o Ibex 35, de Madri, recuou 0,26%, a 7.842,20 pontos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A estatal russa Gazprom anunciou na última sexta-feira (2) que interromperá o fornecimento de gás por meio do Nord Stream 1 por tempo indeterminado, agravando os temores em relação à crise energética europeia. O receio é de que isso eleve ainda mais os preços da energia, prejudicando não apenas o consumo, como também a capacidade produtiva das indústrias mais dependentes de energia.

Ao mesmo tempo, os temores de que a inflação europeia deva passar dos dois dígitos nos próximos meses reforça os receios de que o Banco Central Europeu (BCE) deverá agir mais agressivamente para estancar esta alta ao mesmo tempo em que a economia desacelera.

A bolsa de Londres foi a única a fechar positiva na segunda (5), e segue recebendo suporte das expectativas de que a futura primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, ofereça uma série de cortes tarifários quando assumir o cargo e de relatos de que ela estaria também considerando a possibilidade de implementar um pacote de gastos de 100 bilhões de libras para combater a disparada nos preços de energia.

O setor de energia foi novamente a exceção no recorte setorial do Stoxx 600 nesta terça, seguindo um comportamento semelhantes ao de ontem, mas na direção oposta: a maioria dos setores fecharam a sessão de hoje em alta, enquanto as ações de energia caíram 2,52%. As ações do setor automobilístico, que lideraram as perdas ontem, subiram 1,78%, na ponta positiva do índice pan-europeu, enquanto o setor bancário avançou 0,61%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS