Bolsas da Europa fecham em forte queda depois de Lagarde pedir que investidores ajustem suas posições

Cautela prevalece nos mercados com investidores avaliando as perspectivas econômicas globais e uma possível recessão

Sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica (Foto: Guillaume Perigois/Unsplash)
Sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica (Foto: Guillaume Perigois/Unsplash)

Os principais índices acionários da Europa fecharam em queda hoje, com os investidores optando pela cautela enquanto avaliam balanços corporativos, temores de recessão e declarações de autoridades do Banco Central Europeu (BCE) durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em queda de 1,55%, a 450,45 pontos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O índice DAX, de Frankfurt, teve queda de 1,72%, a 14,920,36 pontos.

O FTSE 100, de Londres registrou retração de 1,07%, a 7.747,29 pontos.

O francês CAC 40 contabilizou queda de 1,86%, a 6951,87 pontos.

Entre os setores do Stoxx Europe 600, o segmento de lazer e turismo fechou com alta de 1,51%, enquanto o setor de automóveis e peças registrou queda de 2,27%.

Euro e libra

Às 14h, o euro registrava alta de 0,17%, a US$ 1,08150, enquanto a libra avançava 0,21%, a US$ 1,23713.

Já o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em queda de 0,17%, a 102,17 pontos.

Aumento de juros deve seguir

No Fórum Econômico Mundial, em Davos, a presidente do Banco Central Europeu, Cristine Lagarde, disse que continuará elevando os juros na zona do euro até controlar a inflação, aproximando o indicador de preços na região da meta de 2%

Lagarde acrescentou que os juros terão que ficar em um território restritivo por um tempo suficiente para que a inflação caia para um intervalo controlável.

No evento, o presidente do banco central holandês, Klaas Knot, afirmou que o Banco Central Europeu (BCE) precisará aumentar a taxa de juros em 0,50 ponto percentual em mais de uma ocasião para controlar o crescimento dos preços.

“A maior parte do terreno que temos que cobrir, cobriremos em uma base constante de múltiplos aumentos de 0,50 ponto percentual. Não vai parar depois de um único aumento de 0,50 ponto percentual, com certeza”, acrescentou ele em entrevista à CNBC durante o evento.

Lagarde: investidores devem ajustar posições

A presidente do BCE fez um alerta direto aos investidores e os aconselhou a ajustarem suas posições porque os juros continuarão a serem elevados.

Na avaliação de Lagarde, a inflação ainda está muito elevada e o mercado de trabalho segue muito aquecido, muito vibrante, como não era registrado há 20 anos em toda a zona do euro.

Balanços na Europa

Além disso, balanços corporativos negativos de companhias europeias também contribuíram para o clima pessimista.

A Renault tem queda de 1,84% em seus papéis após divulgar que as vendas da empresa caíram pelo quarto ano consecutivo em 2022.

A varejista on-line britânica Boohoo registra retração de 8,53% em suas ações, após a companhia publicar que teve queda de 11% nas vendas em seu principal período comercial de Natal.

Recessão no horizonte

De acordo com economistas do JP Morgan, a economia da zona do euro deve evitar uma recessão neste inverno devido aos preços mais baixos do gás natural. “A queda nos preços do gás é uma ótima notícia para uma região importadora de energia como a zona do euro, revertendo uma parte significativa do choque de renda e reduzindo drasticamente o risco de racionamento forçado de gás”, acrescentam os economistas.

Os investidores também acompanharam a decisão de política monetária do banco central da Noruega (Norges Bank), manteve sua principal taxa de juros inalterada em 2,75% na quinta-feira e apontou que provavelmente aumentará a taxa de juros em março.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS