Bolsas de Nova York operam em queda enquanto mercado avalia dados econômicos

Os investidores buscam pistas sobre qual será a postura do Fed no último encontro do ano

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Os três principais índices acionários de Nova York operam em queda nesta segunda-feira, à medida que investidores avaliam dados da economia americana divulgados pela manhã, na busca de mais pistas sobre qual será a postura do Federal Reserve (Fed, banco central americano), no seu próximo encontro semana que vem.

Por volta das 12h15, o índice Dow Jones operava em queda de 0,84%, a 34.142,65 pontos, enquanto o S&P 500 exibia perdas de 0,96%, a 4.031,41 pontos, e o Nasdaq caía 1,01%, a 11.345,29 pontos. Entre os índices setoriais do S&P 500, o pior desempenho hoje ficava com o setor de consumo, que, no horário mencionado, recuava 2,16%.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No início desta semana, agentes do mercado se atentam a dados econômicos para balizar suas apostas já de olho no último anúncio de decisão de política monetária do Fed do ano, no dia 14. O índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto, que inclui dados do setor de indústria e do segmento de serviços, relativo ao mês de novembro nos EUA, caiu para 46,4, de 48,2 em outubro. Já o PMI de serviços caiu para 46,2 em novembro, de 47,8 em outubro. O dado veio ligeiramente acima do consenso projetado por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de 46,2. O PMI industrial também caiu para 47,7 em novembro, de 50,4 em outubro. O consenso projetado era de 50,0.

“A pesquisa está fornecendo um sinal oportuno de que a saúde da economia americana está se deteriorando em um ritmo rápido, com o enfraquecimento se espalhando e englobando tanto a indústria como os serviços em novembro. Os dados são consistentes com uma contração econômica nos EUA no quarto trimestre a uma taxa anualizada de aproximadamente 1%, com o declínio se acentuando à medida que caminhamos para o fim do ano”, afirmou Cris Williamson, economista-chefe de negócios da SBP Global Intelligence.

Também saíram dados de encomendas à indústria, bens duráveis, e do PMI de serviços do ISM, todos acima das estimativas do mercado.

No mesmo horário acima, o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em alta de 0,35%, a 104,910 pontos. Já o rendimento da T-note de dez anos subia, a 3,595%, de 3,494% no último fechamento.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS