Bolsas de Nova York fecham em queda após fala de Powell

Presidente do BC dos EUA indicou que é preciso subir rapidamente a taxa de juros americana

Jerome Powell, o presidente do Fed, o banco central dos EUA (Foto: Fed/divulgação)
Jerome Powell, o presidente do Fed, o banco central dos EUA (Foto: Fed/divulgação)

Os índices de ações em Nova York fecharam em queda nesta segunda-feira (21) após os comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, indicando que é preciso mover rapidamente a taxa de juros nos Estados Unidos até alcançar o nível neutro, e até mesmo superá-lo, se isso se mostrar necessário para conter a inflação.

O Dow Jones caía 0,58%, o S&P 500 recuou 0,04% e o Nasdaq Composite fechou em queda de 0,4%.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Powell mostrou que o Fed irá agir de forma mais agressiva se necessário”, resumiu Andrey Nousi, CFA e fundador da Nousi Finance.

Para ele, o mercado acionário americano piorou após o presidente do Fed afirmar que se precisar elevar o ritmo de aperto, para 0,50 ponto porcentual (pp), os membros estão preparados para tal. Na semana passada, o Fed elevou a taxa de juros nos EUA em 0,25 pp e indicou uma série de aumentos adicionais em 2022.

“O Fed mostrou-se mais ‘hawkish’ [favorável a aperto monetário] do que em sessões anteriores”, completou Nousi, referindo-se a uma postura mais agressiva de Powell, durante declarações feitas em conferência econômica em Washington.

Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Internacional


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS