Bolsas de NY: S&P 500 e Nasdaq se recuperam pelo sexto dia consecutivo, com ganhos em todos os setores

Investidores estão mais otimistas com a possibilidade do fim do ciclo de alta de juros do Fed

Pregão da Nyse:  Foto: Valor Econômico
Pregão da Nyse: Foto: Valor Econômico

Em Wall Street, o Dow Jones subiu mais de 400 pontos nesta quinta-feira e o S&P 500 atingiu uma nova alta em 13 meses, com os investidores apostando que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) esteja perto de terminar o ciclo de alta das taxas de juros.

O Dow Jones, índice que reúne 30 ações, somou 428,73 pontos, o que corresponde a um ganho no dia de 1,26%, para fechar em 34.408,06. Já o S&P 500 subiu 1,22% para fechar a sessão em 4.425,84, enquanto o Nasdaq, índice formado pelas ações de tecnologia, ganhou 1,15% para fechar em 13.782,82.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Entre os setores do S&P 500, o de comunicações e serviços, industrial e saúde se destacaram com altas acima de 1,5%.

Os rendimentos dos títulos públicos foram mais baixos, enquanto as ações de tecnologia continuaram liderando a alta do mercado – em linha com a tendência de Wall Street em 2023.

Os ganhos de quinta-feira levaram o S&P 500 e o Nasdaq aos níveis intradiários mais altos desde abril de 2022.

S&P 500: longa sequência de vitórias

O S&P 500 também está em sua mais longa sequência de ganhos desde novembro de 2021 e caminha para seu maior ganho semanal desde março.

Desde o fechamento em baixa em outubro, o índice que é a referência de mercado nos EUA subiu 23%. No acumulado do ano, o S&P 500 subiu 15%. Quanto ao Nasdaq, o benchmark de tecnologia subiu mais de 31% em 2023.

As ações da Microsoft e da Oracle tiveram ganhos de cerca de 3,2% e 3,5%, respectivamente. As ações da chinesa Alibaba subiram perto de 3,2%.

Olho nos juros

Na quarta-feira, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse durante uma entrevista coletiva após a reunião que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) usaria as seis semanas até sua próxima reunião para “levar em consideração o aperto cumulativo da política monetária”.

Powell acrescentou que uma decisão sobre a mudança política de julho ainda não foi tomada. A alta na quinta-feira mostra que os investidores continuam dispostos a apostar na incerteza que se aproxima da reunião do FOMC de julho.

Ainda assim, Powell insistiu que o banco central provavelmente aumentará as taxas ainda este ano e disse que o Fed continuará dependente dos dados mês a mês. As ações dispararam durante os comentários de Powell na quarta-feira.

A divulgação de dados econômicos adicionais na manhã desta quinta-feira deu aos investidores e formuladores de políticas uma visão melhor da força do mercado de trabalho e dos gastos do consumidor.

Os números semanais de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA ficaram ligeiramente acima das estimativas de 262.000, em comparação com uma estimativa do Dow Jones de 245.000, enquanto as vendas no varejo subiram 0,3%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS