Bolsas de NY fecham em alta após dados nos EUA, em dia de recuperação e forte volatilidade

O mercado acionário americano registrou alta volatilidade na sessão desta quinta-feira enquanto investidores ponderam os impactos dos dados na política monetária do Fed

Pregão da Nyse:  Foto: Valor Econômico
Pregão da Nyse: Foto: Valor Econômico

As bolsas de Nova York fecharam em alta hoje, recuperando-se após vários pregões seguidos de baixa, em um dia marcado pela divulgação de importantes indicadores nos EUA. O mercado acionário americano registrou alta volatilidade na sessão desta quinta-feira enquanto investidores ponderam os impactos dos dados na política monetária do Fed.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,33%, a 33.153,910 pontos, o S&P 500 subiu 0,53%, a 4.012,32 pontos, e o Nasdaq teve ganhos de 0,72%, a 11.590,40 pontos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

PIB dos EUA

Foram divulgadas hoje as segundas leituras do Produto Interno Bruto (PIB) e do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos EUA no quarto trimestre, além do índice de atividade do Fed de Chicago (que saltou a +0,23 em janeiro) e o número de pedidos por seguro-desemprego da semana passada, que mais uma vez ficaram abaixo do esperado.

Enquanto o PIB foi revisado em baixa (ante a primeira leitura) para alta de 2,7%, a inflação PCE passou de avanço de 3,2% para 3,7%, com seu núcleo registrando 4,3%, acima da estimativa anterior de 3,9%. A atividade mais fraca indica que o aperto do Fed aos poucos surte efeito, mas a persistência dos altos preços sugere uma política monetária continuamente restritiva.

“Não soa bem”

Amanhã, sai a leitura mensal do índice PCE de preços em janeiro, que pode dar uma direção mais firme aos mercados nova-iorquinos. Para o economista-chefe da Pantheon Macroeconomics, Ian Shepherdson, a significativa revisão do dado trimestral “não soa bem”, mas não sugere nada para as leituras futuras do indicador.

Entre ações, destacaram-se hoje empresas de tecnologia, que lideraram a alta do S&P 500, e energia, impulsionadas pelo forte avanço do petróleo no mercado futuro. A fabricante de chips Nvidia esteve entre as principais ganhadoras do dia com alta de 14,02%, puxada por um lucro acima do previsto no quarto trimestre de 2022 e boas projeções para receitas com o mercado de inteligência artificial.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS