- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas de NY fecham em forte queda após investidores reavaliarem alta de juros do Fed
Bolsas de NY fecham em forte queda após investidores reavaliarem alta de juros do Fed
As Bolsas de Valores de Nova York tiveram forte baixa nesta quinta-feira (16) conforme o otimismo de ontem com o comunicado de política monetária do Fed (Federal Reserve, o BC americano) se desfez diante dos temores sobre a desaceleração da economia americana.
O índice Dow Jones terminou o dia em queda de 2,41%, enquanto o S&P 500 recua 3,24%, e o Nasdaq caiu 4,08%.
Wall Street anotou fortes ganhos na sessão de ontem, apesar de o Fed ter elevado a meta da sua taxa de juros de referência em 0,75 ponto percentual, para a faixa entre 1,50% e 1,75%, contrariando a sinalização dada na reunião anterior, de maio, de altas de 0,5 ponto percentual tanto na reunião de ontem quanto na próxima, em julho.
Apesar da elevação mais forte do que o que havia sido sinalizado anteriormente, o presidente do Fed, Jerome Powell disse que não espera que movimentos de 0,75 ponto percentual se tornem comuns, e sinalizou uma nova alta entre 0,5 e 0,75 ponto para julho, o que ajudou a acalmar os investidores que estavam preocupados com a possibilidade de que ele sinalizasse uma aceleração ainda maior do aperto monetário.
O otimismo visto ontem, porém, não se sustentou na sessão de hoje, com o foco dos investidores se voltando mais uma vez para o cenário de desaceleração econômica, com um nível elevado de inflação prejudicando a lucratividade das companhias americanas.
“Eu acho que os mercados estão reavaliando o ambiente do mercado”, disse Michael Sheldon, chefe de investimentos do RDM Financial Group, à “Dow Jones Newswires”. “A perspectiva para o crescimento, os lucros e a inflação, pelo menos nos próximos meses, não é muito favorável, infelizmente”, diz.
Leia a seguir