Bolsas de NY fecham em alta após recuperação liderada por empresas de tecnologia
Vendas no varejo avançaram 3% em janeiro, bem acima do consenso; ações de tecnologia se destacam
As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira, mesmo depois de dados fortes da economia americana reforçarem a expectativa por um Federal Reserve (Fed) agressivo. Ao longo do dia, o mercado acionário americano se recuperou, em movimento puxado por ações de tecnologia.
O índice Dow Jones fechou em alta de 0,11%, a 34.128,050 pontos, o S&P 500 subiu 0,28%, a 4.147,60 pontos, e o Nasdaq teve ganhos de 0,92%, a 12.070,59 pontos.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Vendas no varejo
Mais cedo, a forte alta de 3% das vendas no varejo dos EUA entre dezembro e janeiro, estabilidade da produção industrial no mesmo intervalo e melhora além do esperado no índice Empire State de atividade industrial em fevereiro foram lidos como sinais de resiliência da economia americana mesmo ante o forte aumento de juros conduzido pelo Fed.
Juros
Nesse contexto – e considerando também a alta acima do esperado do índice de preços ao consumidor (CPI) de janeiro, divulgado ontem – o Fed teria caminho aberto para seguir elevando os juros nos EUA. No entanto, vários analistas ponderam que a força vista nos indicadores se dá por fatores sazonais cujo impacto deve se dissipar nos próximos dados.
“Temos que ser um pouco cautelosos, pois com os padrões climáticos voltando ao normal em fevereiro, podemos obter uma correção significativa no próximo mês”, pondera o economista-chefe internacional do ING, James Knightley. “Os números de hoje apoiam o caso de uma alta em março e provavelmente em maio, mas não devem forçar o aperto do Fed além disso”, conclui.
Ações de tecnologia
Como indica o bom desempenho do índice Nasdaq, o setor de tecnologia liderou a recuperação de hoje. Entre os destaques, Apple subiu 1,39%, Amazon teve alta de 1,15% e Alphabet (empresa controladora do Google) valorizou-se 2%.