Bolsas de NY fecham em queda firme após PPI forte e discurso agressivo de dirigentes do Fed

O PPI subiu 0,7% em janeiro ante dezembro, enquanto o núcleo teve alta mensal de 0,5%

Fachada da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) - Foto: Pixabay
Fachada da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) - Foto: Pixabay

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quinta-feira (16), após o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos EUA subir mais que o esperado em janeiro, reiterando a percepção de inflação local forte apesar do aperto monetário agressivo do Federal Reserve (Fed). Comentário “hawkish” de dirigentes do BC americano ajudaram a reduzir o apetite por risco nas bolsas.

O índice Dow Jones recuou 1,26%, a 33.696,850 pontos, o S&P 500 cedeu 1,38%, a 4.090,41 pontos, e o Nasdaq teve queda de 1,78%, a 11.855,83 pontos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Inflação ao produtor dos EUA

O PPI americano avançou 0,7% entre dezembro e janeiro, enquanto seu núcleo mostrou alta de 0,5% no período. Ambos os números vieram acima do esperado e registraram aceleração ante os resultados anteriores.

O dado confirmou a força da inflação nos EUA indicada pelo índice de preços ao consumidor (CPI) de janeiro, divulgado dois dias antes e que também mostrou alta mensal acima do esperado.

“O aumento maior do que o previsto nos preços ao produtor é uma notícia indesejável para o Fed e reforça a visão de que é necessário mais aperto monetário para domar a inflação”, dizem os economistas Matthew Martin e Ryan Sweet, da Oxford Economics, em linha com comentários recentes de dirigentes da entidade.

Indicações do Fed

Mais cedo, a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, argumentou que havia um “caso econômico convincente” a favor de uma alta de 0,5 ponto percentual (p.p.) dos juros na última reunião do BC, ao invés da alta de 0,25 p.p. adotada.

Já o chefe da distrital de Saint Louis, James Bullard, considerou que manter o aumento dos juros ajudará a conter a inflação mesmo em caso de contínua força da atividade e do mercado de trabalho americanos. Isso porque o aperto monetário mantém as expectativas inflacionárias baixas, segundo ele.

Tanto Mester quanto Bullard são conhecidos por suas visões “hawkish” (mais propensa ao aperto monetário). Nenhum dos dois têm direito a voto nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) em 2023.

Ações

Entre ações específicas, a Tesla despencou 5,69% após a montadora realizar recall de mais de 300 mil veículos elétricos por conta de falhas no sistema de piloto automático – o qual a companhia admitiu que pode ser a causa de acidentes recentes.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS