- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Bolsas dos EUA fecham em alta consistente com ajuda de balanços corporativos
Bolsas dos EUA fecham em alta consistente com ajuda de balanços corporativos
Os principais índices acionários futuros de Wall Street exibiram avanço ao longo desta terça-feira, dia em que resultados trimestrais de algumas empresas ligadas ao consumo e ao varejo ajudaram a melhorar o otimismo do investidor.
O desempenho, porém, não tem maior ímpeto porque integrantes do Federal Reserve (Fed) continuam reforçando o tom mais conservador sobre o aperto monetário e a cautela anterior à divulgação da ata do BC americano permanece presente.
O documento deve ser divulgado na quarta (23), em sessão sobrecarregada de dados econômicos.
Dow Jones fechou em alta de 1,18%. S&P 500 registrou valorização de 1,36%. A Nasdaq fechou também em alta de 1,36%.
Empresas
Nesta terça, o que ajudou a recuperação dos indicadores são resultados trimestrais de companhias ligadas ao setor varejista e ao consumo.
A varejista forte em produtos eletrônicos Best Buy mostrou em seu relatório trimestral que os lucros e as vendas caíram no período de julho a setembro, mas os resultados não foram tão ruins quanto o esperado pelos investidores. Diante disso, as ações da empresa subiam 8,20% no pré-mercado.
A Abercrombie & Fitch, por sua vez, avançava 15,92% antes da abertura, depois que o varejista superou as projeções de receita e entregou um lucro ajustado estreito contra uma perda esperada. Já a Urban Outfitters subia 4,19% também batendo as expectativas do mercado.
Comentários do Fed
Apesar da empolgação de hoje, ontem, comentários de integrantes do Fed voltaram a pesar nas negociações –o que limita também o avanço hoje.
Para o Brooks Macdonald, o Fed não veio em socorro ontem, com a presidente da distrital de San Francisco, Mary Daly, falando sobre os riscos econômicos de um aperto excessivo, mas no mesmo discurso alertando que a taxa terminal dos EUA pode precisar ir acima de 5% para ser suficientemente restritiva.
“A presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester colocou isso em uma linguagem mais simples, dizendo que o Fed não estava ‘nem perto de parar’ seu processo de aumento das taxas de juros. Os mercados ainda esperam que o Fed suba 0,50 ponto percentual em vez de 0,75 na reunião de dezembro, mas a taxa terminal para este ciclo permanece altamente incerta”, disse Edward Park, chefe de investimentos do Brooks Macdonald, em nota.
Petróleo
Enquanto isso, o petróleo melhorou a sua precificação na manhã desta terça-feira após a Arábia Saudita negar a possibilidade da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) aumentar a sua produção da commodity em 500 mil barris. Na segunda, os preços do petróleo chegaram a cair mais de 5% com o aumento de casos de covid-19 na China e temores de uma redução da demanda.
Leia a seguir