NY: bolsas fecham em alta com recuperação de bancos, mas só Nasdaq termina a semana no azul após impulso da Apple
Apesar do payroll forte, Fed não deve reconsiderar os planos de pausa do aperto monetário, diz um analista
![Bolsa de Nova York, localizada em Wall Street - Foto: Robb Miller/Unsplash](https://inteligenciafinanceira-com-br-amp-testing.go-vip.net/wp-content/uploads/2022/01/robb-miller-oEGDKf4ZtNg-unsplash-scaled.jpg?w=480&h=281&crop=1)
As bolsas de Nova York fecharam em alta forte nesta sexta-feira (5) e apagaram boa parte das perdas acumuladas no restante da semana, sustentando ganhos mesmo depois de um relatório de empregos de abril forte nos EUA, o que sugere uma postura agressiva do Federal Reserve (Fed) na política monetária.
Além disso, o dia foi marcada por temores quanto ao setor bancário. Outro destaque foi o balanço da Apple, que impulsionou ações de todo o setor de tecnologia.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Índices de NY
O índice Dow Jones fechou em alta de 1,65%, a 33.674,380 pontos, o S&P 500 subiu 1,85%, a 4.136,25 pontos, e o Nasdaq terminou com ganhos de 2,25%, a 12.235,41 pontos.
Na semana, o Dow Jones acumulou perda de 1,24%, o S&P 500, de 0,80%, enquanto o Nasdaq terminou com leve alta de 0,07%.
Payroll
As bolsas nova-iorquinas operaram em território positivo desde o começo da sessão, após o payroll mostrar que a economia americana criou 253 empregos em abril, acima do consenso de 180 mil.
Ações de tecnologia
Mesmo antes da abertura, o viés dos mercados em Nova York já apontava para tomada de risco, impulsionada pelo balanço da Apple, divulgado ontem à noite. A gigante de tecnologia viu sua receita com iPhones atingir recorde histórico no segundo trimestre fiscal deste ano.
A ação da empresa fechou em alta de 4,69% e deu força a outros papéis de empresas concorrentes, como Microsoft (+1,72%) e Amazon (+1,59%).
Bancos
Outro setor que se destacou foi o financeiro, à medida que as ações de bancos devolveram parte das perdas dos últimos dias. Da mesma forma, ações do setor de energia acompanharam a recuperação do petróleo no mercado futuro.
Índices setoriais
Entre os subíndices do S&P 500, o de tecnologia avançou 2,71%, o de energia teve alta de 2,75% e o do setor financeiro avançou 2,44%.