Bolsas da Europa fecham mistas na expectativa por decisões dos bancos centrais

Reuniões de política monetária do Fed, Banco da Inglaterra (BoE) e Banco Central Europeu (BCE) estão marcadas para a semana que vem

Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)
Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)

Os principais índices acionários da Europa operam com viés misto nesta quinta-feira, avaliando o cenário econômico global antes das reuniões de política monetária do Federal Reserve (Fed), Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE), que estão marcadas para a semana que vem.

O índice Stoxx 600 fechiy em queda de 0,12%, a 435,68 pontos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Enquanto isso, o índice DAX, de Frankfurt, descia 0,02% e o FTSE 100, de Londres recuava 0,23%. Já o francês CAC 40 registrava queda de 0,20%.

Reuniões dos bancos centrais

Com a semana se aproximando do fim, os mercados já se inclinam para as reuniões dos principais bancos centrais. Na avaliação de Carsten Brzeski, analista do ING, o fato de a reunião do banco central americano ser antes do encontro do BCE pode influenciar a autoridade monetária europeia.

“A reunião do BCE na próxima semana é uma das poucas reuniões em que o banco central tomará uma decisão depois do Federal Reserve e não antes dele. Uma desaceleração do ritmo de alta de juros do Fed também pode ter um impacto no BCE”, apontou o analista do banco holandês, em relatório.

“Comentários recentes de autoridades do BCE, no entanto, lançaram dúvidas sobre se o BCE realmente diminuirá seu próprio ritmo de alta de juros”, acrescentou Brzeski.

O analista aponta que diversos membros do BC da zona do euro divergem sobre qual será o próximo aumento das taxas de juros e as chances de um aperto monetário mais agressivo, de 0,75 ponto percentual, aumentaram nos últimos dias.

PIB da zona do euro

Ontem, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro registrou alta de 2,3% no terceiro trimestre de 2022 ante o mesmo trimestre de 2021, depois de ter expandido 4,2% no segundo trimestre. Já em relação ao trimestre anterior, o indicador cresceu 0,3% no terceiro trimestre, depois de avançar 0,8% no segundo trimestre, segundo a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS