Bolsas da Europa fecham em queda com temores de recessão após PIB do Reino Unido
Estagnação do Reino Unido nos últimos 3 meses do ano marca uma melhora em relação ao terceiro trimestre, quando o PIB encolheu 0,2%
Os principais índices acionários europeus encerraram a sessão em queda nesta sexta-feira, com a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido acendendo um alerta em relação a possibilidade de uma recessão, assim como as declarações de diversos dirigentes do Federal Reserve (Fed) em relação a longevidade do aperto monetário nos EUA.
Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em queda de 0,96%, a 457,89 pontos. O índice DAX, de Frankfurt, teve recuo de 1,39%, a 15,307,98 pontos e o FTSE 100, de Londres, registrou queda de 0,36%, a 7.882,45 pontos. O francês CAC 40 contabilizou queda de 0,82%, a 7.129,73 pontos. Na semana, a bolsa de Frankfurt registrou queda de 1,09%, enquanto a de Paris teve retração de 1,51% e a de Londres caiu 0,45%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Entre os setores do Stoxx Europe 600, o segmento de lazer e turismo teve queda de 3,85% e o setor de serviços financeiros registrou alta de 0,75%.
PIB do Reino Unido
A sessão foi marcada pela publicação do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, que registrou estabilidade de outubro a dezembro em comparação com o terceiro trimestre, de acordo com dados preliminares do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) nesta sexta-feira. A estagnação nos últimos três meses do ano marca uma melhora em relação ao terceiro trimestre, quando a economia encolheu 0,2%. Uma recessão técnica é amplamente definida como dois trimestres consecutivos de queda na produção.
“Em última análise, o mais importante não é se o PIB reflete se o Reino Unido está em recessão ou não, pois é apenas uma definição técnica simples. O principal é o indicador mostrar um crescimento zero e o fato de que isso provavelmente representa o passado recente, o presente e as perspectivas futuras de curto prazo para a economia do Reino Unido”, aponta Craig Erlam, analista da Oanda, em relatório.
Produção industrial
Já a produção industrial do Reino Unido teve alta de 0,3% em dezembro em relação a novembro, depois de registrar uma queda de 0,2% na leitura anterior. Em base anual, o indicador teve queda de 4% em dezembro, depois de uma retração de 5,1% na leitura de novembro. O indicador ficou acima da estimativa projetada por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de uma queda de 0,1%.
Bolsas recuam nos EUA
Nos EUA, as bolsas recuam por conta da possibilidade de o Fed manter os juros altos nos EUA por um período longo. Depois de diversas declarações de dirigentes do Fed ao longo da semana, o membro do conselho da autarquia, Christopher Waller, deve discursar hoje as 14h30 (horário de Brasília) e o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker deve falar em evento as 18h (horário de Brasília).