Bolsas da Europa fecham em alta aguardando dados econômicos

De acordo com o consenso projetado por economistas do “The Wall Street Journal”, o CPI americano deve registrar alta de 6,2% em base anual

Vista do distrito financeiro de Londres (Foto: Bastian Pudill/Unsplash)
Vista do distrito financeiro de Londres (Foto: Bastian Pudill/Unsplash)

Os principais índices acionários do continente europeu encerraram o dia em alta firme, na espera pela divulgação dos dados de inflação nos Estados Unidos e de emprego do Reino Unido, que saem amanhã. Além disso, projeções mais positivas para a economia da zona do euro publicadas pela Comissão Europeia também deram gás para os negócios.

Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em alta de 0,90%, a 462,03 pontos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O índice DAX, de Frankfurt, teve ganho de 0,58%, a 15,397,37 pontos e o FTSE 100, de Londres, registrou alta de 0,83%, a 7.947,60 pontos.

O francês CAC 40 contabilizou avanço de 1,11%, a 7.208,59 pontos. Entre os setores do Stoxx Europe 600, o segmento de viagens e lazer teve alta de 1,77%.

Euro e libra

Por volta das 14h00, o euro avançava 0,39%, a US$ 1,07186, enquanto a libra tinha alta de 0,70%, a US$ 1,21350.

Já o índice DXY, que mede a relação do dólar com uma cesta de seis moedas de países desenvolvidos, tinha queda de 0,25%, a 103,366 pontos.

Inflação americana no radar

A expectativa dos investidores é principalmente em relação ao índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA, que deve dar mais pistas sobre como o Federal Reserve (Fed) irá conduzir sua política monetária nos próximos meses. O indicador deve registrar alta de 6,2% em base anual, segundo economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”

Contudo, apesar dos ganhos observados hoje, a agenda de indicadores movimentada dos próximos dias pode deixar os mercados acionários mais voláteis.

“Com a terça-feira trazendo dados de inflação nos EUA e de emprego no Reino Unido, seguidos pela inflação também do Reino Unido na quarta-feira, poderemos ver a volatilidade aumentar em breve se qualquer um dos números do CPI subir”, disseram analistas do IG em nota.

Além dos dados, outro ponto de atenção dos investidores que pesou nos negócios nesta segunda foi a Comissão Europeia. O órgão apontou que a economia da zona do euro deve crescer a um ritmo mais rápido do que o previsto anteriormente neste ano, evitando uma recessão técnica.

Segundo informações da Comissão, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro deve crescer 0,9% em 2023, acima do aumento de 0,3% previsto anteriormente, em novembro. As previsões mais otimistas ocorreram por conta dos preços mais baixos de energia, que contribuíram para aliviar as pressões inflacionárias nos últimos meses.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS