Bolsas da Europa fecham em forte queda após comentários de Lagarde sobre aperto do BCE

Chances de um movimento de 0,75 ponto percentual aumentaram recentemente para o BCE

Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)
Sede do BCE em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Reuters)

Os principais índices acionários da Europa fecharam em queda nesta quinta-feira após as decisões de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE), que elevaram ambos os juros em 0,50 ponto percentual.

Na zona do euro, o impacto foi maior por conta de comentários da presidente da autoridade monetária, Christine Lagarde, de que de o caminho a percorrer do BCE é mais longo do que o do Federal Reserve (Fed).

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Após ajustes, o índice Stoxx Europe 600 fechou em queda de 2,83%, a 429,98 pontos.

O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, registrou perdas de 0,93%, a 7426,17 pontos, o DAX, de Frankfurt, teve a maior queda em seis meses, de 3,28%, atingindo 13.986,23 pontos, e o CAC 40, de Paris, exibiu retração de 3,09%, na pior sessão desde março deste ano, caindo a 6.522,77 pontos.

Entre os setores do Stoxx Europe 600, a principal queda ficou com o setor de lazer e turismo, que teve retração de 4,08%. O segmento de produtos do consumo e serviços também registrou queda de 3,96%.

Decisões do BCE e do Banco da Inglaterra

Os mercados acompanharam com atenção as declarações de Christine Lagarde, que sinalizou que o BCE deve realizar novas altas de 0,50 ponto percentual de forma contínua nas três próximas reuniões, indicando a possibilidade de um aumento nos juros de 1,5 ponto percentual nos próximos meses.

“Enquanto outros grandes bancos centrais começaram a se preparar para o fim de seus ciclos de alta, o BCE está dando a impressão de que acabou de começar. Isso implica que, se o BCE tivesse que desenhar seu próprio gráfico de pontos hoje, provavelmente mostraria a taxa de depósito em 3,5% até o final de 2023, ou seja, aumento de 1,5 ponto percentual”, aponta Carsten Brzeski, analista do banco ING, em relatório.

Já o BoE também aplicou um aumento de 0,50 ponto percentual na manhã de hoje. “Nosso palpite é que o BoE deve implementar outro aumento de 0,50 ponto percentual em fevereiro antes de encerrar os aumentos. A reunião de hoje é mais uma demonstração do delicado ato de equilíbrio que o BoE enfrenta, entre mitigar os riscos de um mercado de trabalho apertado, por um lado, contra as crescentes preocupações sobre o mercado imobiliário, por outro”, afirma James Smith, também analista do banco holandês.

Por volta de 13h45, o euro registrava queda de 0,43%, a US$ 1,06303 enquanto a libra recuava 1,72%, a US$ 1,22046. Já o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em alta de 0,74%, a 104,527 pontos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS